No Dia do Pão, conheça curiosidades sobre o produto

Hoje, o consumo per capita de pão no Brasil é de 33 quilos por ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip)

Escrito por Redação ,

O pãozinho com café faz parte da cultura brasileira e, muitas vezes, é a primeira refeição que o trabalhador faz antes de sair para ganhar o pão de cada dia. Esse alimento tão conhecido da população ganha novas versões a cada dia e agrada a praticamente a todo mundo, seja o tradicional carioquinha ou as versões "fit". Mas mais do que alimentar o corpo, o pão  tem, ao longo da história, um papel relevante no desenvolvimento das sociedades. Hoje, Dia Mundial do Pão, conheça um pouco a história desse produto.

O pão já foi usado como salário
O pão já era produzido milhares de anos antes de Cristo, na região da Mesopotâmia, mas como uma espécie de bolo duro, seco e amargo. Foram os egípcios que descobriram o processo de fermentação e passaram a utilizar fornos, produzindo um pão semelhante ao que conhecemos hoje. No Egito, o pão era tão valioso que servia como salário. Um dia de trabalho valia três pães e dois cântaros de cerveja.

Instrumento político
Na Roma Antiga, o pão foi um instrumento para ajudar a controlar o povo e mantê-lo fiel à ordem estabelecida. Na política do "Pão e Circo", as autoridades romanas promoviam grandes espetáculos, como duelos de gladiadores, e distribuam cereais para a população com o objetivo de mantê-la contente e apaziguada e de aumentar a popularidade do imperador.

Revolução
O aumento do preço do pão na França do século XVIII deu início a protestos populares e foi um dos fatores da Revolução Francesa. A insatisfação popular na França, que vivia problemas econômicos enquanto a realeza mantinha privilégios, levou à queda da Bastilha - prisão que abrigava nobres, letrados e os que se opunham ao governo -, em 14 de julho de 1789. A crise envolvendo o pão na França também tornou popular a frase "Se o povo não tem pão, que coma brioches", atribuída à rainha Maria Antonieta.

Brasil
No Brasil, o pão feito com farinha de trigo começou a se popularizar no século XIX, com o auxílio dos imigrantes italianos. Hoje, o consumo per capita de pão no Brasil é de 33 quilos por ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip).

Comemoração no Ceará
Para celebrar o pão no Ceará, Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindpan-CE) realizará um passeio ciclístico no próximo domingo (21), às 7h30, com saída do Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza. Após o passeio, haverá sorteio de bicicletas e um café da manhã promovido pela entidade. Par participar, é preciso pagar uma taxa de R$ 20 e se inscrever nas padarias filiadas. Informações: (85) 3033-0429 ou (85) 3023-0540.
 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados