Mais de 600 aprovados em concurso público do BNB aguardam convocação

O certame realizado em 2014 aprovou 1.432 pessoas, mas 633 ainda não foram chamados

Escrito por Redação ,

Cerca de quatro anos após o Banco do Nordeste do Brasil S/A realizar concurso público para o cargo de Analista Bancário do seu quadro funcional, 633 candidatos ainda aguardam convocação. Eles fazem parte dos 1.432 aprovados no certame, em 2014, para o qual foram inscritos mais de 88 mil candidatos. O prazo para o fim do concurso será no dia 04/07/2018. 

Com previsão de 790 mil operações de crédito e mais 400 mil renegociações em 2018, o Banco demanda mão-de-obra, informa a Associação de Funcionários do BNB (AFBNB). Em visitas realizadas às unidades de atendimento do BNB, a Associação constatou "a "flagrante carência de pessoal, sobretudo nas agências. Em estudos realizados pelo próprio banco há uma demanda de 980 funcionários, sendo 800 só para as agências e isso explica o motivo que não está sendo possível aplicar todo o recurso do FNE", diz. 

"Com tudo, quem deve sofrer mais ainda são os clientes do BNB que vão ter seus projetos de investimento submetidos a um maior tempo para análise, assim são investimentos que deixam de ser feito na nossa região, deixando de gerar empregos e rendas", complementa a instituição.

Comitiva discute ampliação

AFBNB e uma comitiva de deputados federais liderados por Moses Rodrigues (CE), Julio Cesar (PI) e Efraim Filho (PB), os Deputados Estaduais do Ceará Renato Roseno e Nestor Bezerra e o Senador Eunício Oliveira (CE) têm feitos tratativas com o Sest, secretaria do Ministério do Planejamento, na pessoa do Fernando Soares, para autorizar o pedido feito pelo BNB de ampliação do quadro de funcionários e a convocação dos 633 aprovados que ainda aguardam suas convocações.

A comissão de aprovados viajou junto a Rita Josino, presidente da AFBNB, para Brasília nesta segunda-feira (25), com o objetivo de tentar destravar as convocações no SEST e para isso, alguns parlamentares do Nordeste estão sendo procurados. Já foram contactados José Pimentel (CE), Fátima Bezerra (RN), José Agripino (RN), além do presidente do senado Eunício Oliveira (CE).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.