Consumidor pode renegociar dívidas com até 90% de desconto

Mais de 20 empresas aderiram ao mutirão e assumiram o compromisso de oferecer condições diferenciadas para a quitação da dívida

Escrito por Redação ,

Consumidores da Capital cearense que estão endividados poderão renegociar suas dívidas com desconto de até 90% e parcelamento diferenciado durante um feirão realizado pelo Procon Fortaleza. O evento teve início hoje (15) e segue até a próxima sexta-feira (19), com atendimentos na sede do órgão de defesa do consumidor e nos núcleos do Procon nos Vapt Vupts de Antonio Bezerra e de Messejana, bem como o núcleo da Regional V. A expectativa é que dois mil atendimentos sejam realizados durante os cinco dias de evento.

Mais de 20 empresas aderiram ao mutirão e assumiram o compromisso de oferecer condições diferenciadas para a quitação da dívida, inclusive com linha direta para solucionar os casos em tempo real. Para renegociar as dívidas, o consumidor deve levar cópias da documentação pessoal, do comprovante de endereço e das faturas de cobrança ou de contratos que comprovem a situação a ser renegociada com a empresa.

"Esta é uma boa oportunidade para o consumidor limpar seu nome, com condições especiais para pagamento da dívida, inclusive, parcelando seus débitos", avalia diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos. Ela alerta contudo, que na renegociação da dívida, o consumidor assuma apenas aquilo que conseguirá pagar, para não correr o risco de envidar-se novamente.

O Procon ressalta que, independentemente das empresas que já aderiram ao mutirão e que se comprometeram a resolver em tempo real o problema, o consumidor pode abrir reclamação contra qualquer empresa. No entanto, nestes casos, as empresas são notificadas para realização de audiência de conciliação.

Principais problemas

O número de consumidores de Fortaleza com problemas financeiros que procuraram o Procon Fortaleza tem aumentado sucessivamente nos últimos três anos. Saiu de 5.856 em 2015 para 7.957, em 2016, um aumento de 35,87%. No ano passado, os consumidores com problemas financeiros saltou para 8.505, uma elevação de 6.88%, se comparado com o período anterior. Os consumidores se queixam principalmente de cobrança indevida e de juros e multas abusivos.

Consulta CPF

Em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL de Fortaleza), será possível consultar a situação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) durante o período de realização do mutirão.

Empresas participantes

Bancos, operadoras de cartão de crédito e financeiras
Banco do Brasil
Bradescard
Bradesco cartões
Banco Santander
Banco Itaú, cartões e empresas do Grupo
Banco Investcred Unibanco S.A.
Caixa Econômica Federal
Cartão Losango
Crefisa
Dibens Leasing S.A.
FIC Promotora de vendas
FortBrasil
Grupo Rede
Hipercard Banco Múltiplo
Luizacred S.A.
Microinvest
Marcep Corretagem de Seguros
Omni Soluções Financeiras
Provar Negócios de Varejo

Operadoras de telefonia e telecomunicação
Claro TV 
Claro móvel
Net
Tim celular
Vivo

Concessionária
Enel CE
 

Serviço:

Mutirão de renegociação de dívidas
Período: de 15 à 19/10
Horário: das 8 às 17 horas
Locais de atendimento:
Procon Centro (rua Major Facundo, 869)
Procon vapt vupt Antonio Bezerra
Procon vapt vupt Messejana
Procon Regional V (avenida Augusto dos Anjos, 2466 - Bonsucesso)
Mais informações pela Central de Atendimento 151
 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados