Feira de Miniempresas apresenta 35 iniciativas criadas por jovens

Realizado pela JACeará e apoiado pelo Estado, projeto é desenvolvido em escolas e em centros profissionalizantes

Escrito por Redação ,
Legenda: Durante a Feira de Miniempresas 2018, 35 miniempresas foram apresentadas. Evento foi realizado no North Shopping Fortaleza
Foto: Foto: Reinaldo Jorge

Apoiar e desenvolver o espírito empreendedor de jovens é o objetivo da Feira de Miniempresas 2018, que teve início nessa sexta-feira (29) e segue até este sábado (30). Realizada pela Junior Achievement Ceará (JACeará) - em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS) -, o evento culminou na criação várias iniciativas de jovens, entre elas as 35 miniempresas representadas nos stands montados no Espaço Metas, localizado no terceiro piso do North Shopping Fortaleza.

Apesar de ter ação concentrada na Feira, as miniempresas são resultado de duas iniciativas distintas: uma apoiada pela Seduc e outra pela STDS. Pela Secretaria de Educação, estudantes de 49 escolas da rede pública estadual, matriculadas no ensino médio, têm a opção de cursar uma disciplina eletiva que culmina na elaboração do projeto de um pequeno negócio, a partir de conceitos reais de contabilidade e marketing desenvolvidos nas aulas.

Já no trabalho apoiado pela STDS, chamado de "Empreendedor Criativo", jovens de 15 a 29 anos participam de um projeto de qualificação profissional para a criação de uma pequena empresa. Os dois projetos realizados são baseados na vivência da prática do planejamento e na organização de um empreendimento sustentável.

A metodologia aplicada nos programas é administrada pela Junior Achievement Ceará, que conta com o apoio do diretor Institucional do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso, que também exerce a função de diretor presidente da JACeará.

Continuidade

"A gente tenta despertar nesses jovens que eles possam pensar em soluções de consumo, mas de forma consciente e com sustentabilidade, como ambiental, social e financeira", explicou Ana Lúcia Coelho, diretora executiva da JACeará. "É importante ressaltar que alguns dos módulos são voltados para preparar esses jovens para o futuro deles no mercado", completou.

E é justamente o que o estudante Thiago Azevedo, de 18 anos, presidente da miniempresa Criattors pensa em fazer. "Queremos levar a sério e vamos continuar", disse.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.