Experiência em Lean Construction é apresentada

Escrito por Redação ,
Legenda: Marcos Novaes apresentou o modelo a empresários do setor imobiliário e da construção civil, na sede da Firjan

A experiência em inovação contemplando a técnica de Lean Construction, ou Construção Enxuta, dentro do momento do mercado imobiliário foi apresentada em workshop na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) pelo engenheiro cearense Marcos Novaes, diretor-presidente da Novaes Engenharia.

O Lean Construction é considerado hoje dos principais métodos de gestão e gerenciamento de projetos na construção civil. A adoção do método traz aumento de produtividade, redução de custos e no tempo de entrega do produto final aos clientes, elevando o nível de satisfação e eficiência do mercado.

Sistemática

Esse sistema de produção foi desenvolvido pela Toyota na década de 1940, e o principal objetivo é aumentar a produtividade e a eficiência através da redução de desperdícios, gargalos, tempos de espera e superprodução.Entre os aspectos de destaque da metodologia todo trabalho na construção civil deve ser altamente especificado no seu conteúdo, sequência, tempo e resultado enquanto a relação cliente-fornecedor precisa ser direta, com um canal definido e claro para enviar pedidos e assegurar o recebimento de respostas.

Novaes é vice-presidente da Coopercon Brasil, professor da pós-graduação de Gestão de Obras de Engenharia da Unifor (Universidade de Fortaleza).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.