Eventos empregam e continuam a gerar negócios

Centro de Eventos obteve, no 1º trimestre, uma receita três vezes maior do que em igual período do ano passado

Escrito por Redação ,
Legenda: O presidente da Fecomércio-CE, Maurício Filizola, a presidente da Abeoc-CE, Enid Câmara, e o vice-presidente da CNC, Luiz Gastão Bittencourt
Foto: FOTO: REINALDO JORGE

Crescendo mesmo durante momentos de crise econômica, o setor das empresas de eventos foi um dos poucos, no Ceará, que não desempregou nos últimos anos. E, para este ano, a expectativa é de expansão tanto das contratações como no volume de negócios gerados no Estado. "O setor está crescendo, está empregando, a quantidade de eventos não diminuiu", diz Enid Câmara, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos Estadual Ceará (Abeoc-CE).

Segundo a presidente da entidade, embora o setor não tenha demitido durante os piores momentos da crise, a quantidade de patrocínios diminuiu, fazendo com que as empresas buscassem alternativas para reduzir custos. "Os eventos continuaram acontecendo, de uma forma mais criativa, porque mesmo com menos recursos a gente faz os mesmos eventos", diz. "O fato é que esse é um setor que cresce a cada ano e não desemprega", acrescenta.

No primeiro trimestre deste ano, o Centro de Eventos do Ceará (CEC), principal equipamento voltado para feiras de negócios do Norte e Nordeste do País, obteve uma receita três vezes maior do que no mesmo período do ano passado, com o aumento no número de eventos. Apenas em maio, o CEC recebeu 22 eventos, um dos melhores resultados mensais. Ao todo, durante o ano de 2017, o empreendimento recebeu 112 eventos.

Incremento

"Para este ano, a nossa expectativa é de que a gente aumente a receita em mais de 20%, em relação ao ano passado", diz Lívia Holanda, gerente geral do CEC. "Além da ocupação, a procura neste ano está bem maior do que foi no ano passado". Com as boas perspectivas para o setor, Enid Câmara acredita que com mais investimentos em captação de eventos e capacitação de pessoal, o desempenho do setor poderia ser alavancado.

"Ainda é preciso dar um olhar maior por parte das instituições para o turismo de eventos", diz Enid Câmara. "Pois é um setor que enfrenta a crise, busca alternativas e dá retorno para o Estado. A presidente da Abeoc-CE destaca que há muitas oportunidades de investimento por parte da iniciativa privada, em diversas áreas relacionadas ao turismo de negócios. "É um segmento formado por pequenas e médias empresas, com muita possibilidade de crescimento".

Parceria com Fecomércio

Ontem, na reunião com o presidente da Fecomércio-CE, Maurício Filizola, e o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Luiz Gastão Bittencourt, Enid Câmara destacou o impacto do turismo de negócios para a cadeia de comércio e serviços do Estado e pediu apoio da entidade, nesta nova gestão.

"A gente coloca a necessidade da Fecomércio ter um olhar para o nosso setor de eventos, desenvolver políticas e projetos que acolham o nosso setor. Mas a ida do Gastão para a CNC já é muito positiva para o Ceará", disse Enid Câmara.

"O Filizola é uma pessoa que entende o nosso setor, que vai continuar nos ouvindo e fazendo as ações de desenvolvimento regional que a gente precisa, sempre com esse olhar para a cadeia de eventos", disse Enid. O presidente da Fecomércio reiterou que dará continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pela gestão de Bittencourt. "Estamos num trabalho contínuo que a gente já vem desenvolvendo desde a gestão anterior, e daremos continuidade".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.