Egídio Serpa: As boas e más ideias de Jair

Escrito por Redação ,

Até aqui, pelo seu andar, a carruagem do presidente eleito Jair Bolsonaro tem apenas anunciado ideias e causado expectativas, algumas boas, outras nem tanto. É boa a ideia já anunciada de juntar em uma só pasta - a da Economia - os ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Indústria e Comércio. É má ideia unir em um só os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente. É boa a ideia de acelerar a Reforma da Previdência, mas é má notícia a divergência pública - e publicada - do que pensam sobre o assunto o futuro ministro-chefe da Casa Civil, Ônix Lorenzoni, e o seu futuro supercolega da Economia, Paulo Guedes. Aquele claramente defende os interesses das corporações, privilegiadas pelo atual modelo de Previdência Pública. Este quer dar um fim a tanto privilégio, mas nenhum dos dois até agora pôs na mesa os detalhes de suas propostas. Assim, será difícil um consenso, e o tempo urge, pois o déficit da Previdência sobe quase R$ 50 bilhões por ano. Na área agrícola e ambiental, dá-se o seguinte: o Brasil exporta soja, milho, algodão e carnes. Os países importadores estão sempre a pedir o "nada consta" dos órgãos brasileiros do meio ambiente a respeito desses produtos, que são abrigados em um ministério específico. Essa pretendida fusão ministerial poderá causar problemas junto aos importadores, mas, por enquanto, esta é só uma hipótese que excita discussões.

CNI É JURÁSSICA

Não tem papas na língua o futuro super-ministro Paulo Guedes, que mostra sua força ao juntar sob sua guarda e sob uma só denominação os ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Indústria e Comércio. Ao dar resposta à opinião do presidente da CNI, Robson Andrade, que reagiu contra essa fusão, já decidida pelo presidente Bolsonaro, Guedes apontou sua metralhadora e disparou: "A indústria está com um pensamento de pós Primeira Guerra Mundial". Ou seja, chamou a CNI e seu presidente de jurássicos. Mas há uma elite industrial que pensa exatamente como Paulo Guedes.

BONECOS DO MUNDO

De 5 a 11 deste novembro, Fortaleza receberá o Sesi Bonecos do Mundo, um dos maiores espetáculos mundiais de bonecos. Apoiado pela Federação das Indústrias do Ceará e pela CNI, o festival trará até aqui 150 artistas de várias nacionalidades que farão mais de 100 apresentações em teatros e em espaços públicos. Apresentar-se-ão companhias de bonecos dos EUA, Rússia, República Tcheca, Espanha, Argentina, Itália, Chile e Peru, além das brasileiras que representarão oito estados. Exemplo de democratização da cultura.

COMUNICAÇÃO

Rachel Pessoa, gerente de Comunicação Corporativa da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) assumirá, no próximo dia 7, a representação cearense da Associação Brasileira de Comunicação Corporativa (Aberje). Será durante a primeira edição do Encontro Aberje-Ceará, que reunirá as empresas locais de comunicação e profissionais, pesquisadores, professores e estudantes de cursos de comunicação. O local será o auditório da Federação das Indústrias (Fiec), que apoiará o evento.

ATAQUE À CIDADE

Reconhece a PMF por meio de seu porta-voz, jornalista Moacir Maia, que é mesmo um caso de polícia - como diz esta coluna - a ação de carroceiros catadores de lixo que jogam nas calçadas de ruas e avenidas o que coletam, remuneradamente. Esse crime contra a cidade e contra o meio ambiente cresce, ainda impunemente. No ano passado, boa parte dos 1,1 milhão de toneladas de resíduos recolhidos pela PMF veio de monturos construídos por carroceiros, contra os quais haverá - promete a Prefeitura - ação mais efetiva e punitiva. Há um telefone - o de número 156 - para o qual devem ser encaminhadas denúncias contra os que cometem esse crime ambiental. Um dos três destinos turísticos preferidos dos brasileiros, Fortaleza já é linda, mas precisa também de ficar mais limpa.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados