Dólar interrompe série de quedas

Escrito por Redação ,
Legenda: Leve alta de 0,22% foi registrada no pregão de ontem (4), o qual continuou sendo influenciado por pesquisas de intenção de voto para presidente

São Paulo. A cotação do dólar fechou ontem (04) em pequena alta de 0,22%, cotada a R$ 3,8960 para venda interrompendo os três últimos pregões em baixa. O Banco Central realizou swaps cambiais tradicionais, sem efetuar nenhum leilão futuro de venda do dólar. O índice B3, da Bolsa de Valores brasileira, encerrou o pregão em baixa de 0,38%, com 82.952 pontos.

Após três dias de queda, o dólar voltou a subir nesta quinta-feira, 4, e chegou a avançar 1,43%, mas o movimento perdeu fôlego perto do fechamento e a moeda acabou subindo apenas 0,08%, para R$ 3,8831.

O dia foi de expectativa pela nova pesquisa de intenção de voto do Datafolha, prevista para ser divulgada na noite desta quinta-feira, que também terá debate entre os presidenciáveis. No exterior, a moeda americana subiu ante países emergentes, como África do Sul, Argentina e Turquia, o que também contribuiu para pressionar o dólar no mercado brasileiro. O dólar à vista acumula queda de 4,14% na semana e 4,14% no mês.

Ações

Papéis de grandes companhias, como Petrobras, encerraram o dia em alta de 0,97%, Bradesco subindo 0,48% e Itaú com valorização de 0,11%. Depois de ter subido 5,91% em dois pregões, embalado pelo "rali do alívio" com o cenário eleitoral, o Índice Bovespa cedeu a um movimento de realização de lucros e caiu 0,38%, para 82.952,81 pontos.

O penúltimo pregão antes do primeiro turno da eleição presidencial foi marcado por um clima de intensa especulação, principalmente no período da tarde, quando informações a favor e contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) invadiram as mesas de operação.

Na mínima do dia, registrada pela manhã, o Ibovespa chegou a cair 1,66%, aos 81.892 pontos, com os investidores recolhendo parte dos ganhos acumulados na semana. À tarde, no entanto, o índice chegou a subir até 0,19% (83.430 pontos), puxado por ações de empresas estatais. Banco do Brasil e Eletrobras também registraram ganhos significativos e contribuíram para amenizar a queda do Ibovespa.

Os papéis da Eletrobras, que chegaram a cair pela manhã, terminaram o dia com altas de 4,93% (ON) e 4,85% (PNB). Petrobras ON e PN subiram 1,06% e 0,97%, respectivamente.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.