Diário publica fascículo da série Você Empreendedor

Material tem o apoio do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Eges) da Unifor

Escrito por Redação ,
Legenda: Fascículo que circula hoje traz reportagens com empreendedores que estão apostando forte nos setores mais promissores da economia

O Diário do Nordeste está publicando hoje (5) o segundo fascículo da série Você Empreendedor. A nova temporada da série, conta ao todo com dez cadernos especiais e conteúdos extras em seu portal na Internet.

Com o apoio do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Eges) da Universidade de Fortaleza (Unifor), a série apresenta novas tendências que prometem movimentar o empreendedorismo brasileiro neste ano. Ao longo das dez edições, traz reportagens e entrevistas com especialistas e empresários, com orientações e dicas práticas para o dia a dia de quem pensa em abrir ou pretende incrementar seu próprio negócio.

Neste segundo caderno da série, são apresentadas reportagens com empreendedores que estão apostando forte em diversos setores da economia, alcançando bons resultados. Também há uma matéria sobre a Então Pronto!, primeira empresa de networking do Ceará, que está propiciando a troca de experiência entre empresários dos mais variados ramos. E na entrevista principal, uma interessante conversa com Marcelo Tas, comunicador, apresentador de TV e, acima de tudo, um empreendedor com larga experiência em negócios inovadores - sempre em busca de novas ideias e projetos.

Oportunidades

Uma das grandes buscas do empreendedor é identificar uma oportunidade de negócio. Ideias para abrir uma empresa existem aos montes, mas sempre fica a pergunta: como saber se ela realmente é uma oportunidade a ser explorada? E mais, tem chances de ser bem-sucedida quando chegar efetivamente ao mercado?

Identificação

De acordo com os especialistas, a identificação de uma oportunidade de negócio está baseada em cinco pontos básicos: identificar necessidades (que problemas seu negócio poderá resolver), escala (quanto maior for o público do seu negócio, mais chances de sucesso), diferenciação (características que tornem o negócio atrativo, diferente da concorrência), observação (analisar comportamentos, perfis de público, fluxo de pessoas e outras variáveis) e busca de informações (pesquisa constante sobre o mercado, fornecedores, produtos e serviços).

Perspectivas

Com esse conjunto de orientações, o empreendedor perceberá mais claramente se uma boa ideia poderá ser uma boa oportunidade de negócio, ou se, na realidade, a ideia não tinha força para ser realizada. De maneira geral, qualquer área de atuação pode trazer boas perspectivas para os empreendedores, desde que corretamente exploradas. No entanto, graças às perspectivas de recuperação da economia nacional, os analistas de mercado apontam, com base em pesquisas e levantamentos de tendências, alguns segmentos que devem abrir mais oportunidades de negócio para este e os próximos anos: Alimentos e Bebidas; Beleza e Cosméticos; Calçados e Vestuário; Comunicação e Informática; Construção Civil; Educação; Entretenimento; Lojas de Conveniência; Saúde; Serviços Especializados; Vendas.

Sobre a publicação

A série Você Empreendedor é publicada toda terça-feira e contará com 10 cadernos especiais e 10 vídeos que, utilizando uma linguagem clara e acessível, vão dialogar com micros e pequenos empresários, estudantes e demais interessados no assunto.

Os vídeos e também todo o conteúdo da nova série Você Empreendedor podem ser conferidos pelos leitores interessados por meio do hotsite: www.diariodonordeste.com.br/voceempreendedor .

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.