Cofecon
Lauro Chaves Neto, presidente do Conselho Regional de Economia, informa: o Corecon deverá instalar uma delegacia na região do Cariri, Pergunta: no Crato ou em Juazeiro?
Sem segredo
No Ceará, o mercado de condomínios tem 6.500 empreendimentos que dão emprego direto e indireto a 40 mil pessoas. Terça-feira, 29, as administradoras de condomínios promoverão no BS Tower - com vários cursos - o seminário “Condomínios sem Segredos”. Instigante.
ICMS
Para ter um Hub da Air France KLM aqui e novos voos da Latam e da Gol - de e para Fortaleza - o Governo do Ceará concedeu-lhes um bom incentivo: reduziu o ICMS incidente sobre o QAV - querosene de aviação. Mas nada para os caminhoneiros.
Força da usina siderúrgica
Líder da exportação no Ceará, a indústria do setor metal-mecânico mostra sua força com números: no primeiro quadrimestre deste ano suas exportações alcançaram US$ 346,5 milhões, o que representa 54,2% das exportações totais do CE no período. De janeiro a abril de2017, a indústria metal-mecânica cearense exportara US$ 326,6 milhões, ou 6,1% a menos do que exportou neste 2018. Sem mistério: as placas de aço da usina da CSP catapultaram não só o setor metal-mecânico mas também a economia do Ceará como um todo. E seguirá na mesma toada.
Aprendizagem
Paulo André Holanda, diretor regional do Senai-Ceará, celebra o êxito do Forum de Aprendizagem Industrial que se realizou 5ª feira, 23, na Fiec. O evento reuniu mais de 40 empresas da indústria cearense, além de órgãos fiscalizadores. O Senai-Ceará é um centro de referência do Sistema CNI.
Bom
Tudo bem!
Beto Studart, presidente da Fiec, submete-se hoje no Hospital Sírio Libanês em SP a uma cirurgia no pulmão. Ele mesmo manda mensagens aos amigos, tranquilizando-os: “Tudo bem!”
Ruim
Dinâmica
Já foi dito que a política é mesmo dinâmica. Mas no Ceará essa dinâmica chega ao superlativo - amigos tornam-se adversários e depois voltam à amizade, sem consulta prévia ao eleitor. Oh!!
Livre Mercado
Foi de 97,9% o índice médio de disponibilidade da Usina Termelétrica do Pecém (UTE Pecém) no primeiro quadrimestre deste ano. Isto significa 8% acima da meta contratada pelas distribuidoras e monitorada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), que é cerca de 90%. Na comparação com o primeiro quadrimestre de 2017, o índice deste ano está 3,9 pontos percentuais acima. A UTE-Pecém, administrada pela EDP Brasil, dá emprego direto a 370 pessoas. Ela opera desde 2012.