Nada mais semelhante à nuvem do que a política. E no Ceará a nebulosidade da política varia conforme a velocidade do vento dos interesses pessoais. Para quem trabalha e produz, a política interessa, e muito, em anos eleitorais como este 2018. Estão postos os dois polos em que estará dividida a eleição para os cargos majoritários. De um lado, o governador Camilo Santana, que tentará sua reeleição com chance de êxito: transformou em novo velho amigo o antigo adversário, isolando o lado oposicionista. A indústria e a agropecuária do Ceará, já conhecedoras do que faz e pensa quem está no poder, querem agora conhecer os planos de Theophilo, o general da oposição, para a economia estadual. Ele é um novato na praça da política, assim como o foi Tasso Jereissati em 1986.
Campanha
Quem mais usa defensivos agrícolas é o Japão: 11,75 kg por hectare; a Holanda, 4,59 kg/ha; a França, 2,40 kg/ha; a Alemanha, 1,9 kg/ha; o Brasil, 1,16 kg/ha. Fonte: FAO e Banco Mundial. Está explicada a dura campanha contra agricultura brasileira.
Prefeitos
Promovido anualmente pelo Diário do Nordeste e pela Prática Eventos, com o apoio da Instituto Future, TCE e Aprece, vem aí nos dias 4 e 5 de junho Seminário Prefeitos 2018. No Centro de Eventos. Tema central: Governança e Transparência. Atualíssimo.
Isenção (1)
Ciro Gomes diz que, se eleito, a CPMF voltará renomeada para taxar a movimentação financeira acima de R$ 2 mil, o que isentaria 85% dos operários. Um construtor rodoviário diz que na sua empresa todos ganham acima de R$ 2 mil.
Isenção (2)
Novidade: a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou projeto que isenta de IPI automóvel utilitário adquirido por um produtor rural. Justificativa: é equipamento essencial à produção agropecuária. Mais nada falta inventar.
Aprendendo na Califórnia
Técnicos da Adece, da Embrapa e do Instituto Centec estão nos EUA, conhecendo projetos de pesquisa e extensão da Universidade da California Davis, realizados com agricultores daquele estado norte-americano. Sílvio Carlos Ribeiro, diretor de Agronegócio da Adece, que está lá, informa que esses projetos focam "o uso racional da água na agropecuária". O time brasileiro, do qual fazem parte técnicos da Unesp (SP) e Codevasf, aprende como pode o agricultor receber e usar informações científicas e interagir com a pesquisa e a extensão para produzir mais com menos água. Eis o desafio.
Inovação
Anuncia a CDL Fortaleza: vem aí o Desafio de Inovação - evento do SPC Brasil, da Federação das CDLs do Ceará e da Faculdade CDL. O objetivo do evento, no dia 9 de junho, será fomentar a inovação tecnológica nas empresas do varejo local, como diz Assis Cavalcante, presidente da CDL Fortaleza.
Bom
Acert
Segue em boas mãos a Acert - Associação Cearense das Empresas de Rádio e Televisão, agora presidida por Paulo César Norões, que segue assim a trilha do saudoso pai Edilmar Norões.
Ruim
Intoxicação
Não há diferença entre alimento orgânico e o tradicional. Quem o diz é o professor doutor Ângelo Zana Trapé, diretor do Centro de Controle de Intoxicação da Unicamp com 40 anos de estudos
Livre Mercado
Do Professor Barros Neto, coordenador do Plano Ceará 2050: "Estamos às vésperas de apresentar o enunciado de visão de futuro das próximas três décadas para o Estado do Ceará. Para chegar a este momento, o projeto realizou amplo diagnóstico dos últimos 30 anos, além de estudos de benchmark, tendências de futuro e projeção de cenários. Ouvirá agora o interior. Plano da sociedade coordenado pela UFC, o Ceará 2050 tem acompanhamento do Ipece, do Seplag e do Gabinete do Governador".