Ciro Gomes, como em 2002, tem a chance de ir ao segundo turno e de vencer a corrida presidencial, se - atentem à condicionante - calibrar o discurso contra Haddad, seu adversário no campo da esquerda, que o ameaça com o apoio de Lula; se reduzir os ataques à "moral católica", o que também atinge o universo evangélico, cuja fé cristã rejeita os modismos que se aninham no esquerdismo; e se, nos debates que virão, mantiver a performance de expor o que pretende fazer se eleito, como tem feito até agora. Quem conversa com ele percebe diferença entre o Ciro de 2002 e o de agora. Este parece mais equipado do que aquele. O desafio é ir ao 2º turno, no qual - dizem as pesquisas - venceria Alckmin, Haddad, Marina ou Bolsonaro. Uma tarefa que tem tudo para dar certo. Depende dele.
Medo
Opinião de um corretor de imóveis com 30 anos nessa atividade: "Nunca passei por momento tão complicado. É difícil hoje não só vender imóvel novo ou usado, mas alugar uma casa ou uma sala de escritório. As pessoas estão com medo de gastar".
Recicla
Vem aí, de 26 a 28 deste mês, no Centro de Eventos, a Expo Recicla 2018. Iniciativa do Sindiverde, filiado à Fiec, o Expo Recicla tratará de energias renováveis, destino final do lixo, logística reversa e saneamento básico. Tudo a ver com o meio ambiente.
Sem validade
Atenção! Neste setembro, perderá validade a versão 2008 da norma ISO 9001, de qualidade, e ISO 14001, ambiental. Cerca de 19 mil empresas certificadas no Brasil ainda não fizeram a migração para a nova versão em vigor desde 2015.
Dividido
Declaradamente contra o PT, empresários cearenses da indústria e agropecuária dividem-se sobre a eleição presidencial. Boa parte irá votar em Ciro Gomes, cujas chances de vitória subiram; outra parte não esconde que votará em Bolsonaro.
Pé no chão
Élcio Batista, chefe do Gabinete do governador do Estado do Ceará, falará no próximo dia 18, às 7h30, no Gran Marquise ao quadro de associados do capítulo cearense do Ibef - Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças. Ele já adverte: até passar a (re) eleição, não fará exercício de futurologia.
Bom
Aeroporto
Quem embarca ou desembarca no Aeroporto de Fortaleza já vê, com entusiasmo, o avanço das obras de sua ampliação, cuja estrutura metálica já está sendo erguida. Detalhe: é obra privada.
Ruim
Pergunta
Há uma pergunta que começa a ser repetida em todos os recintos domésticos ou não: o que será do Brasil após a eleição? A resposta mais ouvida é esta: dependerá de quem se eleger presidente.
Livre Mercado
Avança a pesca do atum no Ceará. Para celebrar esse crescimento - a captura e o beneficiamento mensais de tunídeos neste Estado já passaram de 1 mil toneladas, parte das quais é industrializada e vendida para o mercado nacional, sobrando um pouco para a exportação - a Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura promoverá neste mês, em Itarema, o 1º Festival do Atum. Reunirá 12 restaurantes locais, cujos cozinheiros serão orientados por chefes de Fortaleza a preparar bons pratos de atum.