O trabalho temporário não é a solução para o nível de desemprego enfrentado no Brasil, mas pode ajudar a melhorar paulatinamente as condições de vida de quem está sem nenhuma perspectiva no mercado. Segundo avalia a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), "a carga tributária no Brasil é alta, e os encargos trabalhistas também. As empresas com uma renda instável, sofrem para manter os empregados e vão diminuindo o quadro de pessoal, o que implica na redução do emprego formal". O vice-presidente da entidade, Marcos de Abreu, diz que o trabalho temporário é uma forma inteligente de reverter esse quadro. "É um emprego registrado, com proteção legal e essa foi a estratégia que a Alemanha adotou para sair da crise e retomar o crescimento".
Cartões e os juros
O possível fim do parcelamento sem juros nos cartões de crédito foi recebido com contrariedade por parte do varejo. A estimativa é que a medida refletiria em uma queda de 10% nas vendas. Uma parcela significativa dos consumidores aposta na folga de 30 dias para pagar o cartão sem o impacto dos encargos. A Associação Brasileira das Instituições de Pagamento, que representa novas empresas, como fintechs, diz que a proposta significa uma transferência de renda do consumidor e do varejo para os grandes bancos.
R$ 69
Bilhões de reais é
Quanto o comércio online deverá movimentar neste ano. O cálculo é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A entidade revela que o setor cresceu 12% em 2017, tendo sido enviados mais de 203 milhões de pacotes pelas lojas virtuais brasileiras no ano passado. Para 2018, a projeção também é de incremento o faturamento, da ordem de 15%.
A pujante indústria de shoppings
Os centros de compras estão muito além do mero consumo, atraindo clientes por diferentes motivos cada vez mais. Essa indústria poderosa faturou R$167,7 bilhões em 2017 no País. O dado é parte do Censo Abrasce, que traz o perfil do varejo de shoppings. Foi um aumento de 6,2% nas vendas frente ao ano anterior, com12 novos empreendimentos e crescimento de 5,6% no fluxo de visitantes. A expansão se deu mesmo em meio a um cenário recessivo
"Apesar da melhora na economia, a escassez de crédito ainda é uma realidade enfrentada pelos consumidores que, mais cautelosos depois de um período de recessão, devem passar a buscar investimentos mais seguros e planejados, como o consórcio"
William Rachid. Diretor da Porto Seguro Consórcio
Passo a passo do negócio próprio mais rentável
Manter a persistência e o foco nas resoluções é uma diretriz para conseguir maior rentabilidade para o negócio próprio. Alguns passos, referentes à postura no dia a dia, ajudam a estruturar e melhorar o seu negócio, aponta Leiza Oliveira, especialista em carreira:
Crie um horário fixo para despertar.
Isso aumentará os níveis de concentração para gerenciar o seu negócio Inclua atividades físicas
Crie pequenas metas mensais
Seja bondoso consigo mesmo e se alimente bem
Dê feedback para os que percorrem as metas com você
Inclua o lazer na sua rotina