Após cancelamentos, Azul cobre 60% dos voos da Avianca entre Fortaleza e Guarulhos

Companhia anuncia três novos voos diários de Fortaleza a Guarulhos (SP), após Avianca extinguir todas as cinco frequências que operava no trecho. Para especialistas, mercado já se mexe para ocupar espaços deixados pela empresa

Escrito por Hugo Renan do Nascimento , hugo.renan@diariodonordeste.com.br
Legenda: Azul vai iniciar os novos voos a partir de 1º de julho entre Fortaleza e São Paulo
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

A Azul Linhas Aéreas vai cobrir 60% do espaço deixado pela Avianca Brasil no trecho entre Fortaleza e Guarulhos (São Paulo). A partir do dia 1º de julho, a companhia vai operar três voos diários na rota. A Azul informou que, no momento, não vai comentar o assunto por razões estratégicas. A Avianca possuía cinco voos (dez pousos e decolagens) entre os dois aeroportos diariamente.

A partir desta sexta-feira (26), a empresa, que passa por recuperação judicial, cancelou todos os voos de/para a Capital cearense. Para Alessandro Oliveira, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o movimento da Azul significa que as empresas estão muito interessadas neste mercado.

"Fortaleza se tornou um aeroporto estratégico no Nordeste e ainda é o centro das atenções e as empresas estão interessadas. A questão é a reconfiguração da malha, dado que você tem grandes oportunidades com os espaços deixados pela Avianca. É provável que tenha disputas com as outras empresas e que haja preços mais convidativos".

O anúncio dos novos voos, nunca antes operados pela Azul na rota, sinaliza uma posição da empresa de abocanhar o concorrido mercado entre os aeroportos de Fortaleza e Guarulhos, que tem diariamente cerca de 11 voos da Latam e Gol, juntas.

"O mercado de Fortaleza é muito bom em termos domésticos para qualquer empresa. Se você pegar o fator de ocupação das aeronaves que fazem os voos de São Paulo para Fortaleza e vice-versa, é um fator-assento elevado de todas as empresas aéreas", afirma Cláudio Jorge, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Segundo ele, o movimento da Azul é natural, uma vez que a companhia está criando novos voos constantemente. "É uma boa notícia. A Azul está com fôlego de abrir novas rotas, porque as concorrentes podem ampliar as frequências".

Sobre a questão estratégica da empresa, o professor do ITA diz que o mercado é bastante interligado. "As companhias olham o que cada concorrente está fazendo. Se uma anuncia que vai tomar uma determinada atitude, isso vai chamar a atenção das concorrentes. É natural que essas decisões estratégicas não sejam divulgadas com muita antecedência porque correm o risco de serem atrapalhadas".

Bilhetes

A Azul já está comercializando os trechos em seu site na internet. Em pesquisa realizada ontem (24), foi constatado que a empresa vai operar o trecho com o Airbus 320neo, com capacidade para 174 passageiros. Os horários de saída da Capital são às 3h45, 10h45 e 19h05. Já de Guarulhos para Fortaleza, as decolagens ocorrem às 6h40, 15h e 23h25.

No levantamento feito pela reportagem, os preços dos bilhetes de ida e volta (de 1º a 8 de julho) custam R$1.025,62, com as taxas incluídas e sem o despacho de bagagem.

Em comparação com Latam e Gol, maiores concorrentes da Azul neste mercado, a primeira vende em seu site os trechos de ida e volta no mesmo período por R$ 1.452,02, frente à tarifa de R$ 1.061,82 da Gol. Em ambas, os valores incluem as taxas de embarque. Porém, não considera a tarifa cobrada para o despacho da primeira bagagem.

 

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