60% dos empresários veem situação melhor

Escrito por Redação ,

Cerca de 60% dos empresários do Lide Ceará afirmam que a situação atual dos negócios está melhor do que no ano passado. Para 32%, o cenário é igual, e para 8%, está pior que em 2017. Os dados fazem parte do novo projeto do grupo, chamado de Pesquisa de Clima Empresarial, desenvolvido em parceria com o Opnus Instituto de Pesquisa.

Além disso, a pesquisa também mostra a expectativa de geração de emprego 51% maior do que em 2017 contra 35% de manutenção do mesmo patamar e 14% que pensam em demitir mais neste ano.

> Brasil: 'temos a chance de um dia de sol perfeito' 

Os empresários também disseram que o sentimento em relação ao futuro do Brasil é de cautela para 57% deles. Outros 38% estão otimistas, 3% otimistas e 3% pessimistas. Em relação à expectativa de receita para 2018, a maioria dos empresários (57%) do Lide Ceará acredita que o ano será melhor que 2017. Para 32%, o cenário será igual que no ano passado e 11% acham que será pior. Ainda de acordo com a pesquisa, 46% dos empresários cearenses acham que o cenário político é o fator que mais impede o crescimento da empresa. Para 19%, a carga tributária é o principal fator, e para 16%, o nível de procura.

Áreas

Para os empresários cearenses, a Segurança (68%) é a área que o Ceará mais precisa melhorar, seguida da Educação (22%) e Infraestrutura (8%). Para eles, o Brasil precisa melhorar em Educação (41%), Política (32%) e Segurança (14%). Segundo a pesquisa, 84% dos empresários cearenses acreditam que o cenário político é o tema mais preocupante para o cenário econômico de 2018. Completam a lista: a situação fiscal (14%) e os juros e inflação (3%).

Por meio de tablets disponibilizados durante o evento, o público presente participou da pesquisa, cujos resultados são sempre apresentados à plateia ao fim de cada encontro, gerando um cenário de recorte do momento atual nos aspectos abordados.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.