121 cidades terão internet via satélite

Escrito por Redação ,
Legenda: Antenas que vão conectar os moradores dos 121 municípios cearenses ao satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas chegam em maio

Fortaleza/Brasília. O Ceará terá 121 municípios beneficiados pelo programa Internet para Todos, lançado ontem (12) pelo presidente Michel Temer. O objetivo do governo, via Ministério das Comunicações, é levar acesso à banda larga para locais remotos sem conectividade. Em evento realizado em Brasília, Temer também sancionou o projeto aprovado no Congresso Nacional que libera R$ 2 bilhões para os municípios desenvolverem ações nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Temer destacou em seu discurso que está cumprindo com sua palavra de efetivar um programa e dar apoio às prefeituras por meio da renegociação das dívidas e do auxílio financeiro prometido no ano passado.

"Eu acho que nós estamos colocando o Brasil no mundo moderno, trazendo a modernidade para o país. (?) Desde 2005 já se falava desse tema de levar a banda larga para todos os municípios e escolas públicas. Hoje, nós podemos comemorar algo que diz respeito aos países mais avançados do mundo, nós estamos levando banda larga para todos os municípios brasileiros", declarou Temer.

Segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, até ontem, quase metade dos municípios brasileiros (2.766) cidades concluíram o cadastro na plataforma e foram consideradas aptos para formalizar a adesão ao programa. Confira a lista das cidades divulgada pelo ministério.

Prazos

Após a assinatura da adesão, a previsão é que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão. O Ministério espera que sejam instaladas 200 antenas por dia. A conexão será via o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio do ano passado e recebeu, desde então, R$ 3 bilhões em investimentos.

O ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, explicou que a conexão do satélite também atenderá os ministérios da Defesa, da Educação e da Saúde, que firmaram parceria com a pasta de tecnologia para monitorar o tráfico nas fronteiras brasileiras, levar internet banda larga a 7 mil escolas públicas em 2018, além de implantar internet em hospitais e postos de saúde.

Confira a lista das cidades contempladas

121 cidades cearenses terão antenas instaladas em seu território no programa Internet para Todos, segundo o Ministério das Comunicações

http://bit.Ly/cidadesceinternet

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.