Tailândia corre contra o tempo para fazer resgate

Meteorologia alertou para o risco de um novo temporal elevar nível da água dentro da caverna, onde 3 sofrem exaustão

Escrito por Redação ,

Mae Sai. Equipes de emergência examinavam, ontem, as opções para resgatar os 12 meninos e seu treinador de futebol que estão presos há 13 dias em uma caverna inundada na Tailândia, diante do risco de aumento do nível da água com a previsão de retorno da chuva.

"Nossa maior preocupação é a meteorologia. Estamos em uma corrida contra o tempo, agora estamos em uma corrida contra a água", declarou Narongsak Osotthakorn, governador da província de Chiang Rai.

> Mergulhador da equipe de resgate morre dentro de caverna na Tailândia

Os socorristas tentam reduzir o nível da água de forma suficiente para que as crianças não precisem mergulhar ou que tenham que mergulhar por pouco tempo. "Esta manhã preparamos os 13 equipamentos de mergulho para poder fazer o resgate de maneira urgente", disse.

Mas o governador recordou que um mergulhador experiente precisa de 11 horas para ir e voltar do local onde estão as crianças: seis horas na ida e cinco horas na volta, aproveitando a corrente. A volta da chuva, prevista para hoje, na temporada de monções, poderia precipitar a operação de resgate, pois existe o risco de que as tempestades inundem a caverna.

"Escutei que vai chover de novo. Estou muito preocupada", afirmou Sunida Wongsukchan, parente de um dos meninos presos. Na área reservada às famílias, a inquietação só aumenta.

As chuvas torrenciais bloquearam os jovens na caverna no dia 23 de junho, depois que o grupo decidiu, por um motivo que ainda não está claro, entrar no local após o treinamento de futebol com seu técnico, que tem 25 anos. Os parentes dos meninos citaram uma festa de aniversário para um dos jovens, que completou 16 anos no dia 23.

Dificuldades

"Calculamos o tempo que nos resta, em horas e em dia, no caso de chuva e de que água invada a caverna", disse Osotthakorn.

O trajeto de retorno tem vários quilômetros e inclui áreas estreitas. Alguns trechos terão que ser percorridos debaixo d'água e por este motivo os socorristas estão treinando os jovens para que aprendam a mergulhar. Até ontem, fracassaram as tentativas para instalar uma linha telefônica que permitira o contato deles com os pais.

"Nossa principal missão é bombear a água", afirmou o governador, antes de indicar que continua sendo examinada a possibilidade de cavar um túnel vertical. "Estudamos cada metro quadrado para ver se um dos poços leva à caverna", afirmou.

Dois dos meninos tailandeses presos na caverna e o treinador deles não têm condições físicas de deixar o local no curto prazo, disseram membros da Marinha do país asiático que pediram para não ser identificados.

Segundo avaliação médica, os três estão sofrendo de exaustão provocada pela desnutrição.

Naufrágio

Também na Tailândia, um homem morreu e 53 pessoas, principalmente passageiros chineses, estavam desaparecidas após o naufrágio de um barco de turismo em frente à costa da ilha de Phuket. "Interrompemos o resgate, começaremos novamente amanhã (hoje)", disse o governador de Phuket, Noraphat Plodthong, ao anoitecer, detalhando que 53 pessoas ainda continuam desaparecidas.

O corpo de um homem com colete salva-vidas do barco "Phoenix" foi resgatado do mar.

Vários acidentes são relativamente comuns na Tailândia, na temporada de monções, em um país com vias precárias e grande densidade de tráfego marítimo.

Casos similares

1999, Gramat, França

Sete espeleólogos ficaram presos em uma caverna durante 10 dias

2005, Kamtchatka, Rússia

Sete marinheiros ficaram bloqueados durante três dias em seu minissubmarino

2010, Copiapó, Chile

33 homens ficaram presos após um desabamento em uma mina. Sobreviveram com 15 latas de atum

2012, Ica, Peru

Nove mineiros ficaram presos durante sete dias, após um deslizamento de terra.

2014, Untersberg, Alemanha

Mais de 700 socorristas participaram do resgate de um homem de 52 anos, gravemente ferido em uma caverna