Milhares de voluntários se preparam para receber ajuda humanitária na Venezuela

O presidente Nicolás Maduro, no entanto, ordenou que os militares bloqueiem as fronteiras

Escrito por AFP ,

O líder opositor venezuelano Juan Guaidó estabeleceu, neste domingo (17), a meta de alcançar 1 milhão de voluntários para enfrentar o bloqueio do governo venezuelano à entrada, no próximo sábado, da ajuda humanitária armazenada em Colômbia, Brasil e Curaçao, a maior parte enviada pelos Estados Unidos.

"Nossa principal tarefa é chegar a 1 milhão de voluntários para 23 de fevereiro. Presencialmente nos pontos de encontro, ou de forma ativa pelas redes sociais", pediu o líder opositor em mensagem enviada aos 600 mil já inscritos. 

A pedido de Guaidó, reconhecido como presidente interino por 50 países, grupos de voluntários começaram a trabalhar neste domingo em vários estados do país, em reuniões de preparação e nos chamados acampamentos voluntários. 

Guaidó, chefe do Parlamento, de maioria opositora, garante que o país "se prepara para a avalanche humanitária", embora não tenha revelado detalhes que poderiam arruinar a operação.

"Vamos anunciando coisas específicas, pouco a pouco", comentou o opositor, de 35 anos, que defende um governo de transição e eleições. 

Contudo, o presidente Nicolás Maduro ordenou aos militares que bloqueiem a entrada da ajuda em remédios e alimentos, por considerá-la um "show político" e o começo de uma invasão militar americana.

A ajuda humanitária é o centro de uma disputa pelo poder entre Maduro e Guaidó, em um país que vive uma catástrofe socioeconômica com escassez de medicamentos e uma hiperinflação que torna os alimentos impagáveis.

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, afirmou através de uma rede social, que "está nas mãos" dos militares a entrada de ajuda humanitária dos Estados Unidos na Venezuela.

A entrada da ajuda está prevista para o dia 23 próximo. As redes sociais têm grande importância no país, uma vez que os venezuelanos estão impedidos de realizar chamadas telefônicas para o exterior.