Maduro diz a imigrantes venezuelanos que parem de 'lavar privadas' e voltem

Segundo o ditador os emigrantes só encontraram "racismo,desprezo, perseguição e escravidão"

Escrito por Folhapress ,

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu nesta terça (28) aos imigrantes venezuelanos que abandonaram o país em meio à severa crise econômica que "parem de lavar privada" no exterior e retornem.

"Digo a vocês venezuelanos (...) que querem regressar da escravidão econômica: deixem de lavar privadas no exterior e voltem para sua pátria", disse Maduro em um ato de assinatura de convênios petrolíferos, transmitido em rede nacional de rádio e TV.

Segundo Maduro, venezuelanos que emigraram para o Peru seguindo "cantos de sereia", apenas encontraram "racismo, desprezo, perseguição econômica e escravidão".

"Não é possível que alguns venezuelanos que foram lavar privada no exterior tenham ido como escravos econômicos porque escutaram que era preciso abandonar seu país."

O governo socialista atribui o êxodo a uma "campanha da direita", e diz estar seguro de que os emigrantes voltarão após os resultados de medidas econômicas que entraram em vigor há uma semana.

Fugindo da crise econômica, da hiperinflação e do desabastecimento, milhares de venezuelanos fugiram nas últimas semanas para Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Chile, gerando tensões. 

Nesta terça, o governo Michel Temer autorizou a atuação das Forças Armadas em Roraima, estado que enfrenta uma crise migratória com o fluxo de venezuelanos.

Ao menos 2,3 milhões de venezuelanos de uma população de 30,6 milhões- vivem no exterior. Deste total, 1,6 milhão emigraram a partir de 2015, segundo as Nações Unidas.