Homem diz ter sido amante de atirador de Orlando

Omar Mateen teria atacado a boate Pulse não por terrorismo, mas por vingança contra porto-riquenhos que teriam lhe transmitido o HIV, através de relação sexual

Escrito por Redação ,

O atirador que matou 49 pessoas em uma boate gay no último dia 12 de junho, em Orlando, nos Estados Unidos, teria decidido cometer os assassinatos não por terrorismo, mas por vingança. A afirmação foi dada por um homem que disse ter sido amante de Omar Mateen, em entrevista concedida à rede de TV Univisíon. Segundo ele, o atirador teve relação sexual sem proteção com dois porto-riquenhos que conheceu na Pulse, descobrindo, posteriormente, que um deles tinha o vírus causador da aids (HIV). Indignado, ele teria decidir atacar a boate.

Segundo o homem, que pediu para ocultar o nome e o rosto, ele Mateen se conheceram em um aplicativo gay de encontros. A relação teria durado cerca de dois meses, com os dois se encontrando, no total, entre 15 e 20 vezes. Conforme diz, após o massacre na Pulse ele entrou em contato com o FBI para relatar a proximidade com o atirador.

> Tiroteio deixa mortos em boate gay de Orlando

> Conheça as vítimas do atirador

O entrevistado disse também à Univisión que a mulher de Mateen sabia que ele era gay e mantinha com ele um casamento de fachada. O canal é direcionado ao público latino nos Estados Unidos.

Estado Islâmico

Apesar da possibilidade de não ter sido um ataque terrorista, a imprensa americana afirmou que Omar Mateen teria ligado pouco antes do ataque para o número 911 - expressando lealdade ao grupo extremista Estado Islâmico. A emissora CNN cita, inclusive, um funcionário americano que declara que o FBI imediatamente acreditou que era um ataque islamita.