Dia de Finados é celebrado no mundo em diferentes datas e rituais

Na Guatemala, raias coloridas representam a alma dos mortos. Na Bolívia, folhas de coca viram presentes

Escrito por Redação ,

O Dia de Finados é lembrado em diversos países, que celebram a data em expressões distintas, que refletem suas referências culturais e religiosas. Confira alguns exemplos.

>Mexicanos festejam Día de Muertos; veja galeria de imagens
>Com caveiras, México já festeja Dia dos Mortos; veja galeria 
>Cravos de defunto florescem no México para o Dia dos Mortos
 

México
A festa começa em outubro e se chama  de "Día de Muertos". A imagem das caveiras, representadas em  fantasias, alegorias e maquiagem, lembra que as diferenças sociais não significam nada. 

Espanha
A celebração do "Dia de Todos os Santos" (1º de novembro) serve para honrar santos e mártires. A exemplo do Brasil, as pessoas visitam os parentes mortos em cemitérios e levam flores e velas.

Japão
A data é chamada de Obon e ocorre entre julho e agosto dependendo do calendário lunar. Ancestrais são reverenciados em danças e músicas, túmulos são limpos e lanternas são acessas para guiar os mortos ao céu.

Legenda: No Japão, lanternas guiam os mortos rumo ao céu
Foto: Reprodução

Guatemala
Raias gigantescas são exibidas no Dia de Todos os Santos (1º de novembro). Cada pipa representa a alma de um morto. Nas ruas, os papagaios decoram os céus. As lápides são coloridas. 

Legenda: Lápides coloridas em cemitério da Guatemala
Foto: Reprodução

Haiti
Tambores são tocados durante toda a noite para que o Senhor dos Mortos, conhecido como Baron,  acorde. O vodu é a religião dominante do país e inspira os rituais.

China
A data é reverenciada no dia 5 de abril, marcada pela ida aos cemitérios, onde são realizados piqueniques em meio a enfeites com flores e coroas. O objetivo é celebrar a continuidade da vida após a morte.

Coreia do Norte
Em um dos países mais fechados do mundo, os mortos são lembrados no Dia de Ações de Graças, quando os norte-coreanos oferecem alimentos aos finados e buscam celebrar a vida, agradecendo por tudo que possuem.

El Salvador
Os salvadorenhos promovem um desfile chamado de La Calabiuza. Durante a marcha, os participantes incorporam personagens do folclore do país que já morreram. Os jovens usam máscaras, em referência a figuras indígenas.

Legenda: Figuras da mitologia indígena marcam a data em El Salvador
Foto: Reprodução

Bolívia
Ocorre no dia 9 de novembro. O agradecimento pela proteção dos mortos é feita por meio de presentes como álcool e folhas de coca. Os bolivianos também vestem as caveiras de seus parentes com roupas.

Peru 
O Dia de Finados é comemorado no dia 1º de novembro. A exemplo dos mexicanos, as pessoas pintam os rostos de caveira. O curioso é que elas festejam a data saindo às ruas de bicicleta em homenagem aos mortos.