Avalanche em estação de esqui na Suíça deixa pelo menos 10 pessoas soterradas

O desastre aconteceu no meio da tarde, no horário local, depois que a temperatura subiu e começou a derreter a neve

Escrito por AFP ,

Várias pessoas foram soterradas, nesta terça-feira (19), por uma avalanche em uma pista de esqui do resort suíço de Crans-Montana (sul), anunciou a polícia do cantão de Valais. 

O acidente ocorreu no início da tarde no setor Plaine-Morte, informa um comunicado da polícia. Dois helicópteros e equipes de resgate estão fazendo buscas. 

De acordo com o jornal local Le Nouvelliste, citando a direção da estação, entre dez e doze pessoas ainda estariam enterradas sob a neve.

"Estamos em estado de 'choque' e esperamos um resultado positivo para essas pessoas", disse Nicolas Féraud. 

De acordo com a publicação, a avalanche de neve atravessou a parte inferior da pista de Plaine Morte e cobriu-a com um manto de três a quatro metros de espessura. 

Uma testemunha citada pelo jornal disse que quatro pessoas já haviam sido retiradas da neve, mas não puderam dar detalhes sobre seu estado de saúde. 

O departamento de comunicação de Crans-Montana se limitou a informar que houve uma avalanche "na pista de Kandahar, no local conhecido como 'Passage du Major'".

"Atualmente, a empresa (Crans-Montana) não pode confirmar se há vítimas", acrescentou. 

Montanha

A Plaine-Morte, com quase 3.000 metros de altura, é a mais alta estação de esqui desta estação, e provavelmente muito popular esta semana, durante a qual as crianças em várias partes da Europa estão em férias escolares de inverno. 

O local, um dos mais conhecidos da Suíça, vai sediar a Copa do Mundo Feminina de Circuito Alpino no próximo final de semana.  

O site desta estação indica que o risco de avalanche era 2 em uma escala que varia de 1 a 5. 

As avalanches em uma pista sinalizada são muito raras, já que geralmente ocorrem em áreas fora de seus limites.

Com informações do Estadão Conteúdo