Naufrágio em lago deixa 17 mortos

Em meio aos tornados que castigam a região do Meio-Oeste dos EUA, ventos de até 119 km/h provocaram desastre

Escrito por Redação ,
Legenda: Grupo de pessoas enlutadas faz uma pausa para lembrar as vítimas da tragédia, na cidade de Branson, no Missouri. O local é um destino popular de férias
Foto: FOTO: AFP

Kansas City. Uma embarcação de turismo virou e afundou durante uma tempestade em um lago da cidade de Branson, no estado americano do Missouri, matando 17 pessoas. Há crianças entre as vítimas.

Com 29 passageiros a bordo e dois tripulantes, o barco anfíbio foi visto lutando para chegar à costa contra os ventos fortes, antes de sucumbir às ondas e começar a afundar. As 17 pessoas que morreram tinham entre 1 e 70 anos e incluíram o piloto do barco. Seis pessoas foram hospitalizadas -dois em estado crítico.

Tempestade

A tempestade "chegou muito rápido", disse Rick Kettels, proprietário do Lakeside Resort, um complexo hoteleiro às margens do lago. "Vivi aqui a maior parte da minha vida e nunca tinha visto uma tempestade assim tão terrível", declarou, acrescentando que o serviço meteorológico não alertou sobre sua iminência. Kettels gravou um vídeo da margem antes de saber do naufrágio. Nas imagens, viam-se grandes ondas batendo no píer.

"Olhando as ondas, não acho que o barco tenha tido qualquer chance", afirmou. "Os socorristas chegaram lá rapidamente", disse a testemunha ocular Curt Elleman. "O primeiro resgate foi de barcos particulares, e eles começaram a retirar as pessoas imediatamente", disse.

O National Transportation Safety Board (NTSB) enviou uma equipe para investigar, e o xerife pediu que as testemunhas enviassem qualquer vídeo adicional do acidente.

Artificial

O Table Rock Lake é um lago artificial muito popular situado no sul do Missouri, na fronteira com o Arkansas.

Na região foram registrados ventos de até 119 km/h que provocaram quedas de árvores e cortes no fornecimento de energia elétrica. "O presidente Donald J. Trump e a primeira-dama Melania Trump estendem suas mais profundas condolências a todos os afetados", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders. "Nossas orações estão com as vítimas e seus entes queridos. Estamos agradecidos pelos corajosos socorristas e equipes de mergulho, cujas ações rápidas e decisivas salvaram muitas vidas", acrescentou.

Tornados

Branson é conhecido por teatros e pela música country, que inclui uma atração da cantora Dolly Parton inspirada na Guerra Civil. O incidente no Missouri aconteceu em meio a uma tempestade que castigou boa parte do Meio-Oeste. Vários tornados se formaram no estado de Iowa, ao norte do Missouri, deixando feridos e causando danos. A Ripley, dona da embarcação, disse que fará "tudo o que puder para ajudar as famílias que se viram envolvidas, assim como as autoridades, enquanto continuarem os trabalhos de busca e resgate".