Palácio da Abolição será sede do governo

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:

Secretarias estão desocupando o prédio que, 22 anos depois, voltará a abrigar o gabinete do governador

Caixas no corredor. O Conselho Estadual de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) é o primeiro órgão a se mudar do Palácio da Abolição. Hoje, as caixas devem ser levadas para o novo prédio administrativo, na Rua Osvaldo Cruz, 2366. A previsão é de que o atendimento ao público esteja normalizado até a próxima terça-feira.

Enquanto isso, as secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Cultura (Secult) prevêem que suas mudanças aconteçam até o fim do mês. É quando o Palácio da Abolição estará desocupado para as reformas pela qual passará para abrigar novamente o gabinete do governador.

Entre 1970 e 1986, o Poder Executivo do Ceará esteve sediado no endereço da Avenida Barão de Studart, 500, no Bairro Meireles. O primeiro governador a despachar no prédio foi Plácido Castelo, depois da transferência do Palácio da Luz, no Centro.

De acordo com a assessoria de imprensa da SSPDS, a Secretaria será transferida para o antigo prédio do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), na Avenida Bezerra de Menezes, que pertencia ao Exército e foi adquirido pelo governo do Estado.

No momento, faltam os últimos ajustes, como a montagem de móveis e instalações de equipamentos.

A Secult já começou a encaixotar seus documentos. Prevista para ficar sediada no prédio do Cine São Luiz/Centro Cultural Sesc Severiano Ribeiro, no Centro, o prédio ainda está em reformas.

Sendo assim, provisoriamente a Secretaria será transferida para o Cambeba, no local onde já esteve abrigada a Secretaria de Administração (Sead), segundo a assessoria de imprensa da Secult.

O Palácio da Abolição forma um conjunto com o Mausoléu Castello Branco. A edificação é tombada pelo Estado, em processo que foi apresentado ao Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural em 17 de maio de 2004. A área total é de quatro mil metros quadrados no perímetro da Avenida Barão de Studart com as ruas Silva Paulet, Deputado Moreira da Rocha e Tenente Benévolo.

O projeto arquitetônico é do carioca Sérgio Bernardes, com jardins concebidos por Roberto Burle Marx. A construção foi acompanhada pelos engenheiros José Alberto Cabral e Rui Filgueiras Lima.

SAIBA MAIS

Palácio da Luz

Antes de se mudar para o Palácio da Abolição, no Meireles, a sede do Governo do Estado do Ceará ficava no Palácio da Luz, no Centro

Palácio da Abolição

A mudança da sede para o Palácio da Abolição aconteceu em 1970, durante a gestão do governador Plácido Castelo

Projeto arquitetônico

Quem assina a obra, com traços típicos da arquitetura moderna brasileira, é o arquiteto carioca Sérgio Bernardes, com jardins projetados por Burle Marx

Dimensões

O Conjunto Palácio da Abolição e Mausoléu Castello Branco ocupa uma área de aproximadamente 4.000 metros quadrados

Bem tombado

O conjunto é tombado pelo Estado, em processo encaminhado em 17 de maio de 2004 ao Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural

Seis governos

Entre 1970 e 1986 passaram pelo Palácio da Abolição seis governadores. Depois a sede do Governo do Estado foi transferida para o Cambeba

Thaís Gonçalves
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.