Orientações para tratar dependentes químicos

Escrito por Redação ,

No domingo (17) anterior à IV Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, foi lançado um aplicativo para celular que traz, entre outras informações, uma lista com endereços e telefones atualizados das instituições que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em todos os 184 municípios cearenses. Trata-se do "SPD Aqui tem Ajuda", plataforma da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas (SPD).

"É um aplicativo que direciona como buscar a forma de tratamento para dependentes de drogas lícitas e ilícitas. Também falamos sobre nossos projetos, explicando quais são e como é a legislação da Secretaria", diz o titular da SPD, Will Almeida. "Também divulgamos nosso telefone para contato, para que as pessoas possam tirar dúvidas e fazer encaminhamentos de tratamento".

O dispositivo traz ainda uma aba destinada exclusivamente aos grupos de ajuda existentes para dependentes químicos. Segundo o secretário, o público alvo do "Aqui tem Ajuda" também engloba quaisquer pessoas que busquem informações adicionais a respeito do assunto, uma vez que o conteúdo disponível é inteiramente explicativo.

Desenvolvida pela Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SPD, a plataforma sofreu alterações no seu formato em março deste ano, e foi lançada inicialmente para celulares que operam com o sistema Android. O serviço deverá ser disponibilizado para os sistemas iOS em aproximadamente 15 dias.

"Ao divulgar informações, estamos fazendo um trabalho de prevenção, promovendo o acolhimento dos dependentes e a reinserção social dessas pessoas", afirma Will Almeida.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.