Vacinação contra H1N1 é autorizada para começar nesta sexta-feira (20)

A mobilização seguirá até o dia 1º de junho; municípios estão autorizados a vacinar a população que faz parte do público prioritário

Escrito por Redação ,

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) autorizou os municípios cearenses a iniciarem campanha de vacinação contra a influenza nesta sexta-feira (20). A mobilização estava prevista para começar oficialmente na próxima segunda-feira (23) e seguirá até o dia 1º de junho. Segundo o órgão, a partir de amanhã, os municípios poderão começar a vacinar a população que faz parte do público prioritário. A imunização só será distribuída a outros públicos caso haja saldo de doses. 

Ao todo, 2.286.237 pessoas dos grupos prioritários devem se vacinar. São eles: crianças de 6 meses a menos de 2 anos; crianças entre 2 e 5 anos; trabalhadores de Saúde; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população indígena; idosos de 60 anos ou mais; portadores de doenças crônicas e outros riscos clínicos; adolescentes sob medidas socioeducativas; funcionários do Sistema Prisional; e professores. 

O dia "D" da mobilização continua previsto para 12 de maio.  Até esta sexta (20), segundo a Sesa, o Ceará contará com29% das doses. Seis remessas de vacinas estão programadas para envio até o dia 25 de maio. Nesta quinta-feira (19), será concluída a distribuição da primeira remessa às Coordenadorias Regionais de Saúde

A vacina estará disponível nas unidades de saúde com salas de vacina, instituições de idosos, hospitais, postos volantes e domicílios. De acordo com a Sesa, a escolha dos grupos prioritários é feita de acordo com recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse público inclui pessoas mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. 

Casos

Ao todo, foram registrados no Ceará 7 casos e 3 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus influenza H1N1. Também foi confirmado um caso da doença provocada pelo vírus influenza B. 

H1N1

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.