Últimos casos de botos-cinza encalhados na orla cearense acendem alerta vermelho para pesquisadores

Os especialistas não têm encontrado marcas da principal causa de falecimento da espécie; a suspeita de uma "infecção viral" preocupa

Escrito por Redação ,

Um mistério tem navegado através das águas das praias cearenses. Nos últimos 3 meses, a equipe do Projeto Manatí observou um crescente número de botos-cinza encalhados mortos ao longo da costa. De agosto até outubro de 2018, 22 animais foram registrados com a ajuda de populares que informaram as ocorrências.

O boto-cinza é a espécie de mamífero marinho que encalha com maior frequência no Ceará — sendo a captura acidental por redes de pescadores a principal causa do falecimento dos animais. As ocorrências, inclusive, são registradas principalmente próximas aos locais onde os animais costumam encalhar.

Porém, nos últimos casos registrados, não se tem observado marcas de redes de pesca ou mutilações nas carcaças. “A maioria já foi encontrada em grau de decomposição avançada, o que dificulta a avaliação dos fatores que levaram à morte,  porém foi possível observar uma atípica perda de peso nesses golfinhos”, revela o  Projeto. 

De acordo com a equipe do Manatí, o número de encalhes está acima da média observada nos últimos 10 anos para a mesma época do ano. Os registros também aumentaram no litoral da Região Metropolitana de Fortaleza e no Litoral Oeste quando comparados com dados pretéritos. Um dos casos mais recentes aconteceu no espigão da Av. João Cordeiro, na Praia de Iracema, no dia 21 de setembro deste ano. 

A Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), que desenvolve o Projeto Manatí com o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, tem recolhido “amostras de tecidos das carcaças a fim de diagnosticar uma possível infecção viral, que é a principal suspeita da causa da morte de alguns animais que puderam ser necropsiados”, completa o Projeto. 

“A mortalidade atípica dos botos-cinza no Ceará pode ser um indicador de alerta, visto que uma contaminação por vírus pode ameaçar as populações de botos-cinza e outros golfinhos”, finaliza a equipe.

Resgate 24h 

A AQUASIS também recomenda a todas as pessoas que encontrarem mamíferos marinhos, sejam eles botos, baleias, golfinhos e peixes-bois, vivos ou mortos, para entrar em contato com a Equipe de Resgate 24h do Projeto Manatí.

Contato: (85) 3113-2137 / 99800-0109
www.projetomanati.org.br

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.