Semana do Mar inicia com limpeza na praia neste sábado; veja programação

Durante quatro dias, o evento iniciará às 8h30 e segue até as 18h, com ciclo de palestras, oficinas, exposições etc.

Escrito por Redação ,
Esporte, meio ambiente, história, economia, segurança, ciência, comunicação e saúde estarão reunidas na Segunda Semana do Mar (Semar), de 9 a 12 de junho no Iate Clube de Fortaleza, tendo como tema principal o lixo marinho
 
Durante quatro dias, o evento iniciará às 8h30 e seguirá até as 18h, com ciclo de palestras, oficinas, exposições, etc. Um dos destaques é o convidado Amyr Klink, que é velejador e irá palestrar no evento. A entrada é gratuita. 

 
Para abertura da semana, será realizada uma limpeza de praia na manhã de sábado (9), que também contará com o apoio de 20 mergulhadores, organizados pela operadora Mergulho Mar do Ceará, que irão retirar os resíduos submersos em próximo à orla da Praia de Iracema. 
 
De acordo com Juacir Araújo, educador ambiental e ativista, se a população continuar a poluir da forma atual, em 2050 o oceano terá mais plástico do que organismos vivos. 
 
"A guerra que estamos declarando é a guerra ao plástico, temos que ir nas grandes indústrias, fazer pesquisa para desenvolver tecnologias e plástico biodegradável. 80% do que encontramos em campanhas de limpeza na praia, é plástico. Ele precisa ser trabalhado de outra forma", argumenta Juacir. 
 
No domingo, haverá a regata em homenagem a “Batalha do Riachuelo”, com Banda de Música da Marinha do Brasil que realizará a abertura das competições aquáticas, que contará com a participação Stand up, caiaque, vela e natação.
 
Serviço​
II Semana do Mar - SEMAR
Data: 9 a 12 de junho
Horário: 8h às 20h
Local: Iate Clube de Fortaleza, Av. Abolição, 4813 – Mucuripe.
Entrada gratuita (sugerem a doação de 1 kg de alimento/dia para quem for participar das palestras)
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.