Prefeitura de Fortaleza assina decreto para seleção de veterinários

A medida é uma das quatro ações componentes do pacote de medidas de proteção animal, lançado nesta sexta (12)

Escrito por Redação ,

A causa animal, que vem ganhando força nos últimos anos da gestão municipal, passa a ter, a partir desta sexta (12), um plano de ações. Quatro iniciativas principais compõem o pacote de medidas de proteção animal, lançado pelo prefeito Roberto Cláudio através da Coordenadoria de Bem-Estar e Proteção Animal (Coepa). A ampliação da área física do Abrigo São Lázaro, a construção de uma clínica veterinária e a Virada Animal foram alguns dos anúncios, para os quais serão destinados 3,4 milhões de reais. O prefeito ainda assinou decreto que autoriza a realização de seleção de veterinários para compor a equipe que trabalhará permanentemente no Vetmóvel, equipamento de atendimento a animais. 

Um total de quatro profissionais serão selecionados com prazo de contratação estipulado até maio, quando já devem estar em serviço. A remuneração dos dois profissionais cirurgiões, do anestesista e do clínico geral corresponderá a R$ 5.622,00. O Vetmóvel, onde a equipe atuará, estava apenas em fase experimental, passando a funcionar efetivamente com a integração da equipe. "A gente comprou, equipou, fez ele funcionar experimentalmente, mas descobriu que não basta ter o equipamento e ter um veterinário ou outro quebrando o galho de vez em quando, a gente precisa de uma equipe permanente, de dedicação exclusiva, de segunda a sexta feira, o ano inteiro", disse o prefeito. Segundo Roberto Cláudio, a atuação do equipamento priorizará as áreas carentes, onde as pessoas não têm acesso a esse tipo de serviço. 

Abrigo São Lázaro 

Dentro do pacote, mais duas ações estão relacionadas ao Abrigo São Lázaro, o maior abrigo de animais de Fortaleza. A área da entidade será ampliada em três vezes, após cessão de terreno da Prefeitura. Atualmente, segundo a presidente da instituição, Bárbara Dantas, o São Lázaro acolhe cerca de 800 bichos. Para Dantas, a ampliação das instalações contribui para a melhoria do atendimento das demandas, mas não tem o intuito de se tornar ponto de abandono, mas sim de melhorar o cuidado com os animais que lá estão: "Ainda existe o abandono na porta, infelizmente, sem nenhum registro, sem contato com a gente, inclusive não divulgamos nosso endereço para evitar maior ocorrência. As dificuldades são muitas e estamos lotados", informa. 

Além da ampliação geográfica, será construída a primeira clínica veterinária de Fortaleza, segundo a Prefeitura. Funcionando a preço popular, a clínica deve ser entregue até o fim de 2018, segundo a coordenadora da Coepa, Toinha Rocha, e terá dois intuitos. Primeiramente, ela vai atender de forma adequada os animais locados no abrigo, que necessitam dessa atenção direcionada; em segundo lugar, a clínica vai atender a tutores de animais que precisem de atendimento e não tenham condição de pagar por ele. Atendendo a preços baixos, a renda será revertida para a manutenção do São Lázaro, que se sustenta atualmente através de doações, "para que ele possa se manter sozinho", acrescenta Rocha. 

Virada Animal 

Além de ações imediatas, a Prefeitura anunciou ainda a realização da Virada Animal, que acontecerá de 4 a 10 de outubro deste ano. A semana de eventos busca trazer para a cidade o debate sobre a questão animal através de shows, palestras e intervenções espalhados por toda a cidade. Segundo Toinha Rocha (Coepa), o objetivo é abranger toda a cidade com sensibilização e conscientização.  

A coordenadora ainda apresentou um programa de registro dos animais com tutores para a prevenção do abandono. "Nós vamos fazer a campanha, o Vetmóvel vai circular na cidade e, para quem nos procurar, o animal terá uma avaliação clínica e será chipado. Um chip será inserido no animal e o aparelho tem um número que servirá de controle. Ele vai receber uma carteirinha, e caso esse animal seja abandonado por esse tutor, ele será responsabilizado", explicou Rocha. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.