Pedido de isenção da inscrição do Enem vai até domingo; saiba quem tem direito

Neste ano, pela primeira vez o pedido de isenção da taxa de inscrição será feito antes do período de inscrição

Escrito por Agência Brasil ,

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) recebe solicitação da isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o próximo domingo (15). Já foram registradas, até a manhã de hoje (11), 2,575 milhões de pedidos do benefício.

Neste ano, pela primeira vez, o pedido de isenção será feito antes do período de inscrição. O  resultado da solicitação será divulgado no dia 23 de abril, e os candidatos que tiverem o pedido negado terão até o dia 29 de abril para apresentar recurso da decisão. A expectativa do Inep é que cerca de 4 milhões de pessoas peçam o benefício neste ano.

Os candidatos que tiveram a isenção concedida no ano passado e faltaram aos dois dias de prova terão que justificar a ausência para obter novamente a gratuidade. Todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, também deverão fazer a inscrição, entre os dias 7 e 18 de maio.

Quem pode pedir a isenção

Serão isentos os estudantes que estejam cursando a última série do Ensino Médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha feito todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também tem isenção o participante que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2017 que tenham atingido a nota mínima nas provas.

Como pedir

A solicitação deve ser feita pelo site do Enem. O primeiro passo exige que o estudante concorde que se encaixa em um dos quatro perfis que podem pedir o benefício. 

Em seguida, o site pede que o aluno faça um cadastro que consiste em dados gerais, como nome completo e endereço. Quem já solicitou a insenção em alguma edição anterior do Enem já tem algumas dessas informações salvas.

A terceira etapa traz perguntas a respeito do Ensino Médio do estudante. Após isso, o candidato deve responder ao Questionário Socioeconômico do Enem 2018. As questões são sobre família e estudos subsidiam estatísticas e estudos sobre a educação brasileira.  

Por último, é preciso confirmar todas as informações declaradas. Em 2017, 3,24 milhão de candidatos (48,2% do total) conseguiram o direito à isenção. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.