Liberadas passarela e parte do viaduto da avenida Aguanambi

As intervenções fazem parte da construção do corredor expresso Messejana/Centro, que deve ser concluído em 2018

Escrito por Redação ,

O prefeito Roberto Cláudio liberou, na manhã deste sábado (25), um trecho do viaduto que liga a avenida Aguanambi à BR-116 e inaugurou a nova passarela para pedestres, instalada sobre a via. As obras integram o projeto do corredor expresso Messejana/Centro, cuja conclusão total está prevista para janeiro de 2018.

A liberação do trecho implicou, ainda, na retirada de dois semáforos: o que ficava abaixo do viaduto da avenida 13 de Maio e um da rotatória da Aguanambi. Segundo a secretária municipal de Infraestrutura, Manuela Nogueira, mesmo que a via ainda esteja em obra, as mudanças inauguradas neste sábado (25) devem diminuir em 50% o trânsito da região. 

Já a passarela de pedestres, além de facilitar a travessia, resolve um problema do trânsito da Capital, que era um semáforo instalado abaixo de um viaduto. Com estrutura metálica, a passagem conta conta com dois elevadores para pessoas de mobilidade reduzida. 

"Inicialmente, vai ter uma pessoa operando os elevadores, já estamos procurando um adotante para a passarela e vendo a melhor forma de operação, mas a intenção é que os próprios pedestres usem os elevadores sozinhos", adiantou a secretária. A passarela foi batizada com o nome de Xyco Teophilo, publicitário cearense que tinha forte atuação na garantia dos direitos das pessoas com mobilidade reduzida.

Prazos do corredor

As outras duas faixas do viaduto da avenida Aguanambi, que ainda não foram concluídas, serão exclusivas para ônibus e entregues apenas quando as estações no canteiro central da via estiverem prontas, em janeiro do próximo ano.

"As faixas de ônibus do corredor central serão em padrão ouro, feitas de concreto, para garantir maior durabilidade. Além disso, a Aguanambi vai ganhar ciclofaixa, novas calçadas, nova iluminação, paisagismo e um sistema de drenagem", acrescentou o prefeito Roberto Cláudio, listando as intervenções previstas na construção.

As obras do Terminal de Messejana, que integram o pacote, estão ainda na fase inicial, mas devem obedecer ao cronograma e ficarão prontas até o fim de 2017, estabeleceu a secretária de Infraestrutura.

Requalificação dos espaços

Roberto Cláudio garantiu que as áreas que ficam abaixo do viaduto, atualmente utilizadas como estacionamento para veículos e que têm pouca iluminação durante a noite, serão requalificadas. A ideia é partir de um projeto piloto que já está sendo estudado em uma região semelhante.

"Vamos começar um piloto do viaduto da Raul Barbosa com Murilo Borges, que a comunidade já adotou. Vamos fazer um projeto de urbanização e ativação da área de baixo do viaduto para ser mais um espaço que a comunidade possa utilizar", planeja o prefeito.  

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.