Fiéis celebram padroeira de Fortaleza na 16ª Caminhada com Maria

Procissão seguiu do bairro Vila Velha até a Catedral de Fortaleza, Centro da Capital, onde a imagem da santa foi coroada.

Escrito por Redação ,

Milhares de fiéis saíram em procissão nesta quarta-feira (15) para celebrar a padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção, na 16ª edição da Caminhada com Maria. O percurso, que teve início às 15h, no bairro Vila Velha, seguiu até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro, local da coroação da imagem da santa na presença do arcebispo da Capital, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.

Ao todo, o cortejo percorreu cerca de 12 km e lotou as ruas da cidade ao longo das mais de 7 horas de duração. Considerada patrimônio cultural imaterial brasileiro desde 2015, a caminhada deste ano teve como  tema “Caminhamos com Maria, mãe da Igreja”, e o lema “Mulher eis aí o teu Filho. Filho, eis aí a tua Mãe”.

De acordo com o pároco da Catedral de Fortaleza, Clairton Oliveira, “o dia 15 de agosto tem uma significação muito especial para a comunidade católica da Arquidiocese de Fortaleza e agora podemos dizer do Estado porque a festa já se tornou grande demais e já ultrapassou as fronteiras”. 

Conforme o padre, a caminhada não é voltada apenas para a imagem de Nossa Senhora, "é estar com Maria na consciência de que ela ocupa um lugar destacado na vida do povo cristão porque ela antes de conceber o filho no seu ventre, ela concebeu a palavra no seu coração", disse.

Todo o trajeto foi marcado por manifestações de devoção à santa. Além das preces e orações dos que acompanharam a santa até a Catedral, dezenas de fieis aguardaram a passagem da imagem pelas ruas, com enfeites nas fachadas de casa e pequenos altares montados nas calçadas. 

Em virtude do evento, a Av. Leste-Oeste foi interditada em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a ponte do Rio Ceará e a Av. Senador Robert Kennedy, com bloqueios ao longo das ruas Estevão de Campos, Gomes Passos, Jacinto Matos e Filomeno Gomes.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.