Escola Casa da Vovó Dedé recebe instrumentos musicais da Prefeitura

Atualmente, a unidade atende cerca de 190 alunos da rede municipal. Com novo convênio, a expectativa é de que a escola possa inserir até 500 estudantes do Ensino Fundamental

Escrito por Marcus Peixoto ,

Um total de 130 instrumentos musicais - entre cordas, metais e de percursão - foi cedido à Escola de Artes Casa de Vovó Dedé, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de música, pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

O convênio de concessão foi assinado neste sábado (30), na sede da instituição, com as presenças do diretor da instituição, Wagner Barbosa, e a titular da SME, Dalila Saldanha. O ato contou ainda com apresentação de um espetáculo envolvendo professores e alunos, com a temática do cancioneiro nordestino.

Apoio à comunidade
 
Durante a assinatura do convênio, Wagner Barbosa destacou o fato de que a Escola já atende crianças de famílias de baixa renda, vinculadas à rede municipal. "Hoje, atendemos cerca de 190 estudantes. Com esses novos instrumentos, iremos - além da duplicação do atendimento da demanda - chegando a 500 alunos", disse.
 
Para Wagner, a iniciativa é um passo inicial para que o ensino da música seja mais difundido na rede de Ensino Fundamental e particularmente atendendo um público que se encontra em situação vulnerável. Ele informou que, neste momento, a escola funciona como ponto de convergência para os alunos da rede municipal interessados no aprendizado, mas que a meta é que professores e a estrutura da Vovó Dedé chegue às unidades de ensino.
 
> Casa de Vovó Dedé promove bazar
 
Para a secretária Dalila Saldanha, o ensino da música já faz parte da grade curricular. Com esse convênio de concessão de instrumentos, ela destaca a expertise da entidade, que já vem há anos promovendo o ensino, tanto ajudando na formação de músicos profissionais quanto de professores.
 
Os instrumentos foram adquiridos pela Prefeitura de Fortaleza e, conforme Dalila, houve uma hesitação anterior de como destinar esse material às escolas de maneira que pudesser ser melhor aproveitado pelos estudantes. Daí que surgiu a parceria com a entidade na Barra do Ceará, que já vinha atendendo três escolas instaladas naquela região, vinculada a Regional I.
 
Para a estudante de piano Tielli Martins, 19 anos, a expansão da escola é a realização de um sonho. Para ela, desde que ingressou no curso, aos 12 anos, percebeu que não apenas evoluiu sua paixão, como, sobretudo, sua vocação para o ensino e o gosto pela música clássica. Atualmente, ela vem trabalhando num concerto, em que homenageará eruditos brasileiros, como Ernesto Nazaré e Chiquinha Gonzaga.
 
Promovendo o desenvolvimento humano
 
A Escola Casa da Vovó Dedé é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1993, que tem como missão promover o desenvolvimento humano, pessoal e profissional, por meio da arte, cultura e educação de crianças e jovens de seis a 29 anos em situação de vulnerabilidade social. "Levamos música, tecnologia e cultura para a nossa comunidade, através de atividades e projetos totalmente gratuitos, da forma como concebido pelo meu pai, Mansueto Barbosa e fundador da Casa.  
 
Além de promover a disseminação da arte, cultura e tecnologia por meio de projetos, oficinas e cursos, a Casa também colabora para o crescimento de seus alunos e professores com eventos de alta qualidade elaborados por toda a equipe da Casa. Acreditamos que o conhecimento atrelado a experiências reais em qualquer área de expertise são essenciais para a formação de um bom profissional.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.