Dia Internacional do idoso é comemorado com atividades em Fortaleza

Em Fortaleza, existem 260 mil pessoas com mais de 60 anos e, destes, 18 mil precisam de algum tipo de cuidado

Escrito por Redação ,

Idosos se reuniram na manhã desta segunda-feira (1º) para participar de serviços promovidos pelo Centro-Dia, instituição pública que funciona em Fortaleza para atender pessoas idosas em situação de pobreza ou que não tem nenhum tipo de ajuda familiar.

O Dia Mundial do Idoso, ou Dia Internacional das Pessoas Idosas é celebrado nesta segunda-feira (1º). Em Fortaleza, existem 260 mil pessoas com mais de 60 anos e, destes, 18 mil precisam de algum tipo de cuidado. 

A aposentada Aldenora Francisca de 72 anos não esconde do rosto o sorriso e satisfação por ter conseguido sair da depressão. " Eu tava entrando em depressão quando falaram daqui. Antes, eu ficava chorando. Vim pra cá e já me sinto nova. Os problemas quando estou aqui eu não me lembro de nada. Parece que eu nasci foi hoje. Me sinto animada, renovada, outra pessoa."

As pessoas que desejarem participar das atividades desse data comemorativa podem procurar a unidade nesta tarde. Durante a manhã cerca de 30 idosos participaram de atividades recreativas, dançaram e foram recebidos com café da manhã.

Sobre Centro-Dia 

A instituição funciona de segunda a sexta, em dois turnos (das 8h às 17h), com mais de 30 profissionais interdisciplinares (são psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, etc). A meta é atender 60 idosos diariamente (30 por turno), de ambos os sexos.

O espaço é destinado ao acolhimento de idosos, proteção e convivência por meio de serviços de cuidados cotidianos (atividades física, pedagógica, psicológica, terapia ocupacional, oficinas de dança, culinária, artes plásticas, música, leituras, rodas de conversa).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.