Dia de São Francisco de Assis é marcado por bênção de animais

A programação em alusão ao santo se estenderá durante todo o dia, às 17h os devotos participarão de uma procissão percorrendo as ruas do Centro da capital cearense

Escrito por Redação ,

Cachorros de variadas raças e tamanhos passearam, ou mesmo assistiram, a Santa Missa celebrada na manhã deste domingo (4), no Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza. Ao final do ato litúrgico, os animais foram abençoados pelo frei André, que ressaltou o dever que o ser humano tem em proteger a natureza. “Os animais, são as criaturas de Deus presentes na nossa vida, nós não devemos maltratar, fazer deles nossos escravos, nós devemos cuidar deles”.

A data para a benção foi escolhida por ser celebrado no dia 4 de outubro, o Dia de São Francisco de Assis, considerado pela igreja católica, como o protetor dos pobres e dos animais. A programação em alusão ao santo se estenderá durante todo o dia, às 17h os devotos participarão de uma procissão percorrendo as ruas do Centro da capital cearense.

O motorista Sebastião Rodrigues costuma ir à Canindé para participar da procissão do santo, quando não consegue ir, participa das cerimônias em Fortaleza. Para a bênção ele levou os dois cachorros da sua empregadora, um yorkshire e um shitzu. “É a segunda vez que a york vem, ela adora a missa, fica bem calma”.

História

São Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, no dia 05 de julho de 1182.  Nascido em berço nobre, o santo renunciou toda riqueza e decidiu cumprir fielmente as Escrituras Sagradas. Foi fundador da Ordem dos Franciscanos, e venerado como santo protetor dos pobres e dos animais. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.