Cronograma de instalação de rede Wi-Fi em coletivos será divulgado em fevereiro

O serviço já foi testado em quatro veículos da empresa Vega em dezembro último. Durante o período, também foi feita uma pesquisa para verificar o sinal e a velocidade da internet, além das demandas em horários mais movimentados

Escrito por Redação ,

O prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio Bezerra, discutiu ontem, durante reunião com as secretarias municipais, detalhes sobre a implantação de rede Wi-Fi em toda a frota de ônibus e terminais de integração da Capital. Conforme o gestor, no próximo mês de fevereiro será anunciado um cronograma de uma política para a instalação progressiva da tecnologia, que deverá ser gratuita e beneficiar os passageiros que trafegam em transporte coletivo.

O serviço já foi testado em quatro veículos da empresa Vega em dezembro último. Durante o período, também foi feita uma pesquisa para verificar o sinal e a velocidade da internet, além das demandas em horários mais movimentados, por exemplo. A partir da conclusão da fase de testes, um projeto foi montado e entregue à Prefeitura.

De acordo com o prefeito, além do uso da rede, os usuários terão acesso a uma série de serviços da Prefeitura, que possibilitam a integração e a mobilidade urbana, enquanto aguardam o transporte nos terminais ou durante o deslocamento, a exemplo do próprio aplicativo "Meu Ônibus". "A gente já está fazendo isso nos terminais nesse momento", ressalta Roberto Claudio. 

Ele diz que a mudança faz parte da política de valorização e reestruturação do transporte público de Fortaleza. "Tudo isso tem uma motivação e uma lógica por trás. É estimular que as pessoas possam fazer uma opção mais segura, mais rápida e mais econômica pelo transporte público", ressaltando mais uma vez que a instalação será por etapas, mas deverá incluir a frota inteira".

Terminais

A implantação da rede Wi-Fi acompanha, ainda, as reformas dos terminais de integração, que, após terem sido terceirizados em 2015, passam atualmente por reforma. O prefeito já determinou prazos para a conclusão das primeiras obras. "A gente espera inaugurar no fim de março ou começo de abril o Siqueira e o Papicu. Depois, seguiremos para Parangaba, Conjunto Ceará e Lagoa. A expectativa é de que, até meados de julho, possamos estar com todos os terminais concluídos e adaptados", promete.

Roberto Claudio destaca que o terminal de Messejana, por sua vez, deverá ser totalmente renovado, a exemplo do equipamento do Antônio Bezerra, esclarecendo que já foi aberto o processo de licitação e, até abril deste ano, as obras devem ser iniciadas, sendo concluídas até o fim do ano. "Será completamente novo, e um  dos mais modernos terminais rodoviários urbanos de todo o País".

Dentre as mudanças físicas, está prevista uma reforma nos banheiros, que receberão ar condicionado e pias com água automática, além da troca de pisos, de coberturas, nova pintura, reordenação do comércio e reforço na segurança através da instalação de câmeras, além de painéis de LED anunciando o tempo de chegada e saída de cada ônibus.

Mobilidade

Para o prefeito, os investimentos em mobilidade urbana influenciam diretamente na qualidade de vida da população. As mudanças, previstas para médio e longo prazo, objetivam reduzir a dependência do veículo automotor próprio. 

Roberto Claudio relembra as mudanças nesse sentido realizadas durante a sua gestão. Entre elas, estão a implantação do bilhete único, de corredor e faixas exclusivas para ônibus, renovação progressiva da frota com implantação de ar-condicionado e ampliação da política de segurança dentro dos terminais. 

"Quanto mais as pessoas se deslocam de transporte público ou de bicicleta, e demandam menos carro, têm mais qualidade de vida, seja porque a gente impacta menos o meio ambiente, seja porque a gente tem menos engarrafamento na cidade, seja porque a gente acaba criando uma cultura mais solidária de cidade", explica.

 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.