Corredor Cultural Benfica integra comunidade e universidade com atividades de lazer e cultura

Na manhã deste sábado, a programação contou com atividades infantis do Brincar para Crescer e do BrincarMóvel

Escrito por Redação ,

A manhã deste sábado (21) foi de arte, cultura e lazer na Avenida da Universidade, no bairro Benfica. Integrando o fim de semana do Corredor Cultural Benfica, que vai até este domingo (22), crianças e adultos participaram de atividades lúdicas na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (UFC) com a terceira edição do Brincar para Crescer.

"A integração da Brinquedoteca da Faced aconteceu neste ano com o Corredor Cultural. A partir disso, a gente se organiza mais. Para esta ação a gente conta com um voluntariado. Nós esperamos que com essa integração a gente possa atrair um público maior", afirma a professora da Faced e uma das coordenadoras da Brinquedoteca, Cristina Façanha. 

Segundo ela, a maioria das crianças que frequentam a Brinquedoteca e a terceira edição do Brincar para Crescer é do Benfica. "Tem um grupo de crianças que moram no entorno da universidade, da comunidade do bairro", diz ela.

Para Jaqueline Andrade, também coordenadora da Brinquedoteca, é muito positiva essa integração da Brinquedoteca com o Corredor Cultural. "A gente vinha fazendo uma atividade isolada e com o Corredor a gente vai atingir mais a comunidade, além da divulgação do evento ser maior. Nossa expectativa é que o evento cresça bastante a partir de agora", explica Andrade.

Na programação desta manhã, o grupo Doce de Flauta da Universidade Estadual do Ceará (Uece) se apresentou para as crianças com um repertório de canções que remetem à infância. Após o espetáculo, o público pôde participar de diversas atividades, como contação de histórias, oficina de origami, brincadeiras tradicionais, sala para bebês e de experimentação com brinquedos.

Para o casal Manuel Cândido e Sílvia Sales, levar a filha de quatro anos para conhecer a Brinquedoteca da Faced é uma iniciativa fantástica. "É bom porque a criança sente a energia da universidade. Passamos a manhã aqui e nossa filha pôde aproveitar todas as atividades", afirmou Cândido.

BrincarMóvel – Brinquedoteca Itinerante

Completando a programação da manhã deste sábado do Corredor Cultural, teve ainda o ônibus do BrincarMóvel – Brinquedoteca Itinerante, estacionado nos jardins da Reitoria da UFC. Na estrutura, os participantes tiveram acesso a jogos e brinquedos de diferentes propostas e origens, além de atividades e música, tudo sob a supervisão de monitores preparados para dar o suporte aos pequenos.

"O objetivo do BrincarMóvel é levar a brinquedoteca a diversos espaços. É um espaço que envolve vários tipos de brincadeiras e jogos, para crianças, jovens e adultos. Temos ainda pula-pula para todo o público aqui", explica o bolsista da UFC, Francisco Honório.

A auxiliar de telemarketing, Lucileide Cavalcante, moradora do Benfica, levou o filho para conhecer o BrincarMóvel e gostou do que viu. "É a primeira vez que estamos vindo e eu adorei. É muito difícil ter isso aqui e então eu aproveitei a folga para trazer meu filho", diz ela, que estava com o menino Arthur Cavalcante, de apenas dois anos.

O auditor Aloísio Queirós também levou a filha de 9 anos, Alana Feitosa, para conhecer o ônibus. "Minha esposa trabalha aqui na UFC então soubemos por ela dessa proposta que é muito interessante. O ambiente aqui é arborizado, além de aproximar a universidade da comunidade do entorno", opina.

A integração da universidade com o bairro também foi citada pelo funcionário público Ericson Bezerra. "Trouxe os meus dois filhos para eles aproveitarem esse espaço. Seria excelente se sempre existisse isso aqui. Já é a segunda vez que eu os trago e a gente sempre se diverte", comenta. 

Corredor Cultural

Após proporcionar, no mês passado, um fim de semana de arte, cultura e lazer gratuitos na Avenida da Universidade para a população fortalezense, o Corredor Cultural Benfica está realizando sua segunda edição nos dias 21 e 22 de outubro.

Idealizado para integrar a população desse e de outros bairros da Capital em uma iniciativa de ocupação dos equipamentos da Universidade Federal do Ceará e de seu entorno, o projeto iniciou as atividades na manhã deste sábado (21), seguindo até o início da tarde de domingo (22). Outras duas edições estão previstas até o fim deste ano, e a expectativa é consolidar o evento para que ocorra mensalmente em 2018. 

Música

No fim da tarde de sábado (21), a programação musical será iniciada às 17h, na Concha Acústica da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica), com concerto da Banda Sinfônica da UFC. Projeto vinculado ao Curso de Música (Fortaleza) que conta com alunos desse curso e de outros projetos da Secretaria de Cultura Artística da Universidade, o grupo tem repertório eclético e apresenta peças de estilo variado, do erudito ao popular, que contemplam uma formação artística bastante plural.

Em seguida, a Concha Acústica recebe a final do Festival de Música da Juventude de Fortaleza, promovido pela Coordenadoria da Juventude do Município em parceria com a Rede Cuca. Seis artistas e bandas autorais disputam o título. 

Fecha a noite a jovem voz do samba cearense Marcos Lessa. Descoberto pela mostra de bandas universitárias do Festival UFC de Cultura e revelado para o grande público na edição 2013 do programa The Voice Brasil, o cantor lançou em março deste ano seu primeiro disco autoral, Sal, que também virou DVD. 

No domingo (22), às 9h, o palco montado na Av. da Universidade recebe o Coral do Instituto de Cultura e Arte (ICA). O coro cênico apresenta no Corredor Cultural o espetáculo Fé, com repertório dedicado a canções sobre a diversidade religiosa do Brasil. Das 10h às 12h, o choro e o samba pedem passagem no estacionamento da Rádio Universitária FM (Av. da Universidade, 2910). É quando começa a programação do Espaço Brasileirinho, uma promoção do programa homônimo da emissora, em que artistas convidados apresentarão ao vivo amostras do choro instrumental e cantado.

A programação ainda inclui apresentação de dança, circo, teatro e poesia. Haverá ainda intervenção nas torres do prédio da Reitoria. Além disso, há oficinas, feiras e exposições. 

Confira a programação completa

Ciclofaixa de Lazer

A Prefeitura de Fortaleza realiza a 154ª edição da Ciclofaixa de Lazer neste domingo conectada ao Corredor Cultural do Benfica. A programação ocorre normalmente de 7h às 13h, oferecendo percurso e diversão protegida para toda a família.

Assim como na edição anterior do Corredor Cultural do Benfica, a Ciclofaixa de Lazer vai novamente estender a Rota Sul, que liga os bairros Montese e Aldeota, para passar também pela Avenida da Universidade neste domingo. 

No local, além das ações culturais, envolvendo música, dança, audiovisual, oficinas e feirinhas, haverá ainda Ponto de Apoio para os ciclistas, com bicicletas do Mini Bicicletar para as crianças pedalarem, serviços de aferição de glicemia, pressão arterial e distribuição de mudas de plantas regionais. 

Além disso, haverá posto do Samu e cadastramento para emissão de Bilhete Único, para uso de vagas especiais de estacionamento e para os sistemas de compartilhamento Bicicletar, Mini Bicicletar, Bicicleta Integrada e VAMO Fortaleza.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.