Condição de banho na Praia do Futuro tem melhora

Dos 31 pontos monitorados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), 11 estão próprios para banho

Escrito por Redação ,

O número de trechos próprios para banho na zona Leste de Fortaleza, que corresponde à Praia do Futuro, subiu de quatro para seis, segundo boletim semanal de balneabilidade divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) na última sexta (3). Apesar da melhora, a condição das praias localizadas nas zonas Centro e Oeste seguem inalteradas. Assim, apenas 35,4% dos pontos de Fortaleza estão próprios para banho.

Com a recuperação das áreas na Praia do Futuro, subiu para 11 o número de praias apropriadas para natação e lazer na orla da Capital cearense nesta semana ante a anterior. Dos 31 trechos monitorados semanalmente pela Semace, estão próprias as praias localizadas entre o posto 6 dos Bombeiros e a antiga Praça 31 de Março; entre a antiga Praça 31 de Março e o posto 4 dos Bombeiros; entre os postos 3 e 4; entre os postos 2 e 3; entre os postos 1 e 2; entre a rua Ismael Pordeus e o posto 1; entre a Volta da Jurema e a foz do riacho Maceió; entre os espigões da rua João Cordeiro e da avenida Rui Barbosa; entre a obra do aquário e o espigão da rua João Cordeiro; entre o estaleiro Inace e a obra do aquário; e entre a avenida Philomeno Gomes e a rua Padre Mororó.

No setor Centro, dos 10 trechos, quatro estão próprios e seis impróprios. Já no setor Oeste, são nove pontos impróprios e apenas um apto para receber os banhistas. As amostras de água que atualizam o boletim da Semace são coletadas semanalmente, nas manhãs de segunda-feira, a um metro de profundidade.

De acordo com a Semace, as chuvas podem influenciar no número de praias próprias para banho, que tendem a diminuir por causa da grande quantidade de esgotos, lixo e outros detritos que são carregados, por meio de galerias de águas pluviais, córregos e canais de drenagem.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.