Colégio Irmã Maria Montenegro encerra atividades; Marista de Aracati fechará Ensino Fundamental

Instituições de Ensino argumentaram razões diferentes para modificações

Escrito por Redação ,

O Colégio Irmã Maria Montenegro, com 37 anos de atividade em Fortaleza, encerrará as atividades escolares a partir de 2019. De acordo com o coordenador geral da rede de colégios, Márcio Landim, o fim de uma das escolas mais tradicionais da Capital ocorre por razões econômicas

"Estamos fechando por questões como inadimplência, entre outros. Talvez, por cobrar um preço mais baixo, nós não tenhamos nos adequado. O salário que era pago aos professores era bem mais alto que os concorrentes. A economia, hoje, não está favorecendo", ressaltou o coordenador, ao pontuar que a Instituição nunca tratou o Ensino como um mercado, um comércio: "isso nunca foi princípio para a gente", disse.

Segundo Márcio Landim, foi firmada uma parceria com o Colégio Antares para a administração de uma das duas unidades do Irmã Maria Montenegro. A sede Aldeota - que está presente no bairro Joaquim Távora e dispõe de dois prédios - deverá chamar-se Colégio Antares - Sede Irmã Maria Montenegro. "Fechamos uma parceria na semana passada para que os alunos tenham uma opção. Eles vão recebê-los da melhor forma possível, dentro da realidade da gente. Alguns funcionários também foram contratados", afirmou. Falta apenas o aval da locatária do imóvel para que a parceria seja efetivada.

"A mudança não causou nenhum prejuízo aos alunos. Não foi avisado em cima da hora, e sim em um momento correto. Este é um período em que as escolas começam a procurar professores, funcionários, ocorrem os processos de seleção. Em nenhum momento os pais reagiram com revolta, e sim com agradecimento aos serviços que nós prestamos". completou o coordenador geral da rede de escolas. Segundo ele, todos os direitos e encargos dos profissionais que atuaram no Irmã Maria Montenegro serão pagos.

Marista fecha Ensino Fundamental

O Colégio Marista de Aracati passará por reformulação na oferta de vagas justamente durante o aniversário de 70 anos da Instituição, em 2019. A União Norte Brasileira de Educação e Cultura (UNBEC), mantenedora da Escola, disse estar se adaptando ao marco regulatório das Instituições Beneficentes de Assistência Social, por isso, deverá cancelar toda a oferta do Ensino Fundamental - ocorrida na Escola Fundamental São Marcelino Champagnat.

A partir de 2019, o Colégio deverá atender apenas estudantes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I, bem como as últimas turmas do Ensino Médio, que já estudam na Instituição e deverão unicamente completar o ciclo já iniciado, uma vez que não serão ofertadas novas vagas. Em nota, o Marista informou que "os alunos, a partir de 2019, passarão a estudar em outras unidades da rede pública de ensino, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação."

O Marista de Aracati dispunha de convênio firmado com o Poder Municipal para ofertar vagas no Ensino Infantil e Fundamental. A Instituição dispõe de 1200 alunos matriculados neste ano, distribuídos da série mais tenra ao 3º ano; Contudo, o fim da oferta atingirá cerca de 800 crianças e adolescentes. O Colégio afirma que "o calendário escolar de 2018 segue conforme previsto, sem nenhuma mudança para a comunidade educativa".

O Diário do Nordeste tentou contatar a Secretaria Municipal de Educação de Aracati, mas não obteve resposta.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.