Ceará não atinge meta, e período de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogado

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas oito estados brasileiros conseguiram imunizar 95% das crianças

Escrito por Redação ,

Marcada inicialmente para finalizar no último dia 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite foi prorrogada por conta dos estados que estão abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que objetivava imunizar 95% de crianças. Apenas oito deles atingiram a porcentagem indicada. O órgão determinou que a rede pública forneça as dosagens até o próximo dia 14 deste mês. 

No Ceará, até as 18h15min desta segunda-feira (3), a cobertura vacinal marcava 93,80%, com 477.620 doses aplicadas contra a poliomielite e 94,10%, com 479.155 imunizações aplicadas contra o sarampo. Analisada em igual período, a Capital registrava 76,38%, com 105.640 doses aplicadas contra poliomielite e 77,47%, com 107.157 pessoas vacinadas contra sarampo. Com a expansão da campanha, o Ministério da Saúde aconselha que os estados façam uma busca ativa para garantir que o público-alvo seja vacinado.

Alerta

De acordo com a secretária municipal de saúde, Joana Maciel, os agentes têm ido a creches e escolas com o objetivo de fornecer a imunização às crianças. “Encontramos algumas dificuldades por conta da autorização dos pais, mas a parceria com a educação tem sida muito produtiva”, destaca, acrescentando a importância de as famílias levarem as crianças aos postos.

"A pólio é uma preocupação, mas o sarampo é maior porque está mais próximo. É uma doença grave, que pode trazer sequelas, como a encefalite, que pode causar surdez, cegueira e a outras complicações neurológicas. Ou seja, o vírus é de alta transmissibilidade”, assevera Joana Maciel. 

Capital

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que  disponibilizará as dosagens de forma gratuita nas 112 unidades de atenção primária da Capital cearense. A entidade ainda salientou que as vacinas também estarão disponíveis de forma exclusiva nas centrais de distribuição de medicamentos nos sete terminais de transporte coletivo de Fortaleza e em diversas praças no próximo sábado (8). 

A titular da pasta ressalta também a importância dos responsáveis levarem a caderneta da criança para acessar o serviço. No entanto, não serão considerados casos de perda do documento ou esquecimento. A criança poderá se vacinar mesmo que este fato venha a acontecer.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.