Benfica reúne axé e brega no domingo de Carnaval

Festa termina com bloco "Eu não sou cachorro não" ao som de Os Alfazemas

Escrito por Redação ,

Um verdadeiro mix de estilos musicais foram contemplados na programação deste domingo (11) na Praça da Gentilândia, no Benfica. A tarde contemplou o projeto Brincar de Maracatu com Pingo de Fortaleza às 13h e seguiu com axé ao som de Renato Black, fechando o dia com Os Alfazemas, no bloco "Eu não sou cachorro não". Quem acompanhou desde cedo a festa foi a ecnóloga Luana Diniz, de 27 anos. Há oito anos saiu de Natal, mora aqui na Capital, e curte o Carnaval em Fortaleza. Este ano está acompanhada dos primos do Rio Grande do Norte. "Nós viemos de carro e foi fácil de estacionar. Daqui nós ainda vamos ao Mercado dos Pinhões", ressalta.

Quem quase perdeu as contas de quantas vezes veio ao Carnaval na Gentilândia é a dona de casa Érika Pessoa, que reservou o dia para aproveitar a festa ao lado das amigas. E quem também estava em um grupo grande é a arquiteta Izabela Lima. Vestida de Oxú, orixá da riqueza, ela vai aproveitar o Benfica até o fim da tarde e seguirá para o Aterrinho da Praia de Iracema, o qual contará com shows a partir das 17h da Las Tropicanas, do bloco Luxo da Aldeia e da cantora Elba Ramalho, com participação de Chico Pessoa.

Assim como o Aterrinho, o Benfica é o polo onde reúne mais foliões. "Todo ano eu venho. Já são três anos assim, porque acho aqui bem tranquilo. Eu venho todos os dias do feriado, principalmente no dia de maracatu. e sempre fantasiada", relata a vendedora Viviane Lima, que escolheu a banda Kiss como inspiração para a sua produção. Violeta Lessa, de 27 anos, também curte a vários carnavais a Gentilândia. Este é o quarto ano e desta vez está ao lado da irmã Júlia, a qual mora em João Pessoa. "Nós vamos ficar até depois dos Alfazemas e daqui seguiremos para o Iracema Bode Beat", destaca.

"Aqui ontem tinha seis mil pessoas", acrescenta Norma Paula, coordenadora de ação cultural da Secultfor. Segundo ela, tirando o Mercado dos Pinhões e a Mocinha com programação mais focada em marchinhas, tentam prestigiar vários ritmos, como axé, samba e maracatu, além de dar preferências pelos grupos de Fortaleza. "Tanto é que só temos quatro artistas nacionais, como Jorge Aragão e Margareth Menezes", completa. Confira abaixo a programação de amanhã na Praça.

Programação

Segunda-feira (12)

9h Trupe Realejo

11h Jord Guedes

13h La Semilla

14h As Damas Cortejam

15h Luxo da Aldeia

20h Projetos Tambores Ancestrais na Noite Escura

Terça-feira (13)

9h Banda Pacote de Biscoito

11h Bloco Hospício Cultural

13h Donaleda

15h Projeto Brincar de Maracatu

17h Café Alencar

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.