Obra do Polo Gastronômico da Varjota começa em setembro

Ao todo, serão 10 trechos da Rua Ana Bilhar com Rua Frederico Borges que vão receber mudanças

Escrito por João Lima Neto - Repórter ,
Legenda: As intervenções preveem o remodelamento de 1,5 km das ruas Ana Bilhar e Frederico Borges, que terão como prioridade pedestres e ciclistas
Foto: FOTO: NATINHO RODRIGUES

Quem percorre o bairro Varjota pode encontrar uma variedade de restaurantes com os mais variados cardápios. Da comida regional até a oriental. Com o objetivo de requalificar o espaço para se tornar um novo ponto de encontro de turistas e moradores, a região passará por uma série de intervenções viárias e paisagísticas. Na manhã de ontem, o prefeito Roberto Cláudio anunciou, no Paço Municipal, o início das obras para segunda quinzena de setembro deste. Ao todo, serão 10 trechos da Rua Ana Bilhar com Rua Frederico Borges que vão receber mudanças. O novo corredor deve entregue em setembro de 2019.

As intervenções preveem o remodelamento de cerca de 1,5 km das ruas Ana Bilhar e Frederico Borges, que terão como prioridade pedestres e ciclistas, além de uma completa revitalização física da estrutura das vias e passeios localizados em todo o quadrilátero do bairro Varjota. As ruas passarão a contar com intervenções urbanísticas como parklets (áreas contíguas às calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços de lazer e convívio), cruzamentos com passagem elevadas para pedestres, drenagem, alargamento de calçadas, jardineiras e paisagismo, assim como nova iluminação com fiação embutida, mobiliários e o reordenamento do tráfego local.

Em reunião com empresários, donos de bares, restaurantes, comerciantes, moradores e investidores da região, a Prefeitura dialogou com as ações para reduzir os impactos econômicos durante a execução dos serviços. Juntos, Prefeitura e comerciantes, decidiram iniciar as intervenções pelos trechos seis e dez, que correspondem respectivamente aos cruzamentos das ruas Frederico Borges com Antônio Justa e Ana Bilhar com Manoel Jesuíno.

De acordo com Roberto Cláudio, a atividade possibilitará, além de uma melhoria no passeio dos mais de 110 estabelecimentos da região, um fortalecimento no turismo local. "Definimos um cronograma de obras. A expectativa é que entre o dia 15 e 30 de setembro demos início. Discutimos que frentes de serviço devem ser iniciadas antes da abertura da alta estação da Capital. Como a gente não quer impactar esse período, é importante esse planejamento".

Acessos

No encontro no Paço Municipal com os comerciantes, o prefeito pode ouvir também os anseios dos empresários que atuam na localidade. A maior preocupação deles são os acessos durante as intervenções. "Ainda definiremos com os empresários que trechos trabalharemos nos meses dezembro e janeiro. A ideia é observar o ritmo das primeiras frentes de trabalho. A expectativa é que inauguremos em setembro do próximo ano. Envolve drenagem, novo pavimento e piso intertravado. Vamos alargar e padronizar as calçadas. Será uma área de grande atividade turística e para quem mora na cidade", disse o gestor.

A comerciante Ana Campos diz que aguarda as obras do Polo da Gastronômico desde 2012. "Queremos a garantia de acesso de veículos e pedestres. Saio mais tranquila dessa reunião, pois sinalizaram um modelo de obra que não afete o nosso trabalho". A empresária Isabella Cantal acredita que com as mudanças, a requalificação irá atrair um novo público. "Nossa preocupação é como vai ficar nosso cliente nesse período de obras. Acreditamos que vai ser melhor do que está atualmente. Quando terminar, teremos mais visibilidade e será ponto de turistas", destaca Isabella.

As verbas utilizadas na obra só foram possíveis após o aval do Ministério do Planejamento e da Fazenda, Senado Federal e publicação no Tesouro Nacional. Ao todo, foi liberado o montante de aproximadamente R$ 250 milhões oriundos do contrato de financiamento firmado com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Os recursos estão sendo aplicados nas intervenções para a construção da nova Avenida Beira-Mar, requalificação do polo gastronômico da Varjota e na área de segurança do Município. Em fevereiro do ano passado, o prefeito reuniu empresários para apresentar o projeto "Polo Varjota". Inicialmente, as obras estavam previstas para serem entregues no ano passado.

INFO

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.