Mostra Unifor expõe criações de recicláveis

Realizado pelo curso de Administração da Unifor, o evento segue até o dia 10 deste mês no RioMar Fortaleza

Escrito por Redação ,

Até o dia 10 de junho, o Shopping RioMar Fortaleza (Papicu) recebe a 20ª edição da Mostra de Produtos Verdes Unifor. Promovido pelo curso de Administração, o evento conta com a exposição de materiais recicláveis com design diferenciado produzidos pelos próprios alunos do curso, que buscam um modelo econômico diferenciado e conciliado à prática da sustentabilidade.

Nesta edição, o evento terá como foco o reaproveitamento de peças de bicicletas como forma de chamar a atenção para a problemática do desperdício desse material na natureza. A mostra terá como objetivo desenvolver diferentes práticas com foco nos produtos criados a partir de materiais pós-utilizados, além de fomentar nas empresas valores universais, dando uma ênfase mais humana e sustentável aos negócios.

Desde 1997, a Mostra de Produtos Verdes busca inserir metodologia que possibilite aos alunos do curso de Administração da Unifor conviver com a realidade do novo cenário mundial. A década de 1990 trouxe ao mundo não apenas novas legislações quanto à preservação do meio ambiente, mas também ações pró-ativas que vão desde as normas ambientais impostas pela ISO 14.000 a mudanças comportamentais que levam as instituições a reinventarem sua imagem através de potencial competitivo. Dessa forma, a organização resolveu transformar a metodologia em avaliação e, posteriormente, em evento, expondo ao mercado o conhecimento adquirido pelos estudantes.

"A Mostra de Produtos Verdes estimula um novo conceito no ambiente empresarial, apresentando produtos construídos a partir de materiais recicláveis como alternativa que foge do padrão convencional.

Assim, tem como objetivo principal fomentar valores diferenciados, dando face mais sustentável aos negócios", frisa a professora Danielle Coimbra, coordenadora do curso de Administração.

De acordo com o professor e coordenador da Mostra, Albert Gradvohl, ao contrário do que muitas pessoas pensam "os produtos tangíveis de sucesso não saem das Engenharias ou da área da saúde, mas tudo parte de uma ideia e essa ideia é consolidada na gestão para que, assim, ela seja transformada em negócio", afirma. E enfatiza ainda: "nós estamos aqui para potencializar essas ideias".

A cada semestre, a organização do evento propõe conceitos práticos possibilitando até mesmo parcerias com polos industriais, a exemplo do Polo Moveleiro de Marco, em que os alunos do curso desenvolveram projetos de móveis em madeiras recicladas pela empresa Ecomax.

Gestão

A Mostra teve início na disciplina de Gestão Ambiental do curso de Administração, ministrada pelo professor Albert Brasil Gradvohl e, graças ao sucesso da primeira edição, vem se repetindo semestralmente, ocupando cada vez mais espaço nos ambientes universitários e no mercado.

O professor Gradvohl explica que produto verde é todo e qualquer peça fabricada a partir de matéria-prima cuja origem seja de resíduo descartável. "O aluno é avaliado pela produção e validação de seu produto, que precisa estar adequado à legislação vigente e às políticas nacionais estabelecidas para o uso de resíduos descartáveis", ressalta.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.