Morre Jório da Escóssia, renomado dentista do Ceará

Escrito por Redação ,

Morreu, na tarde desse domingo (10), Jório Almir da Escóssia. Além de ser um dos mais renomados dentistas do Ceará, ele foi o fundador do Hospital Jório da Escóssia. A informação foi confirmada pelo centro médico e pelo filho de Jório, que emitiu uma nota de pesar lamentando a perda nas redes sociais. 

“É com profundo pesar que o Hospital Jório da Escóssia informa o falecimento de nosso fundador Dr. Jório Almir da Escóssia, aos 85 anos. Um nome que fica notoriamente marcado na História do desenvolvimento da Odontologia em todo o País, sobretudo no Ceará. Seus exemplos diários de amor pela profissão, dedicação aos pacientes e pioneirismo serão eternos. Sua vocação inspirou seu filho, Dr. Jório da Escóssia Jr., e sua neta, Dra. Nathália da Escóssia, a também trilharem caminhos na Odontologia”, dizia a nota.

O velório do dentista iniciou no fim da tarde de ontem, no complexo Ethernus, localizado na Rua Padre Valdevino, 1688 - Aldeota. A realização da missa de corpo presente está prevista para hoje (11), como o enterro às 11horas, ambos no Cemitério Parque da Paz.

Vida e carreira

Jório da Escóssia nasceu em 1933 e se formou na primeira turma de cirurgiões-dentistas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado, exerceu a profissão por mais de 50 anos.

Durante a carreira, Jório da Escóssia fundou a clínica Jório da Escóssia, primeira no Estado do Ceará a realizar implantes osseointegrados, além de se tornar a primeira empresa médico-odontológica a receber o Certificado ISO 9002.

Modelo

Sempre à frente dos negócios, buscando modernização e qualidade dos negócios, Jório da Escóssia transformou a clínica em Hospital, sendo um centro de aplicação das mais avançadas técnicas da Odontologia. 

“Perdi meu pai, Jório, meu guia, meu exemplo de pai, homem e profissional”, relatou o filho em rede social. A postagem foi acompanhada por mensagens de apoio de familiares e amigos da família de Jório da Escóssia Júnior. “Que Deus possa confortar a todos” declarou um dos amigos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.