Instituto premia vencedores de concurso nacional

Evento recebeu dezenas de produções de estudantes de 23 diferentes universidades do País

Escrito por Redação ,
Legenda: Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane, Nathália Cardoso, Helias Joaquim e Ciro Leandro com o reitor da UFC, Henry Campos
Foto: FOTO: JOSÉ LEOMAR

Dois meses após receberem o resultado, os vencedores do Concurso de Monografias "O Cearense 2018" foram premiados em cerimônia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os três trabalhos laureados resultaram num livro lançado durante o evento. O concurso foi resultado de parceria entre a UFC e o Instituto Myra Eliane. O presidente do Instituto, Igor Queiroz Barroso, frisou que o projeto terá continuidade. Nova edição está sendo planejada para 2019.

O concurso teve o objetivo de estimular o diálogo entre a academia e a obra "O Cearense", de Parsifal Barroso, escrita há quase 50 anos e relançada em 2017. "É um grande resgate que tentamos fazer trazendo para a sociedade grandes nomes do passado que possam rever a memória que a nossa sociedade líquida não pode. É somente através da leitura de livros e da reflexão sobre eles que você pode resgatar a memória do povo", destaca Igor Queiroz Barroso.

A vencedora do concurso, Nathália Cardoso Maciel, do Curso de Letras-Espanhol da UFC, redigiu o trabalho "Transregionalidade: uma potência do povo cearense", no qual explora a convergência de culturas que formaram o conceito de "cearensidade". "Para a academia, o concurso atinge um objetivo muito bacana que é o de fazer com que o estudante vá pesquisar sobre uma lacuna, ainda grande, de estudar a história do Ceará".

"O Cearense 2018" recebeu dezenas de produções de estudantes das áreas de História, Ciências Sociais, Antropologia e Letras de 23 diferentes universidades do País. O doutorando em Letras da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Ciro Costa, premiado com o terceiro lugar, já produziu trabalhos sobre Rachel de Queiroz e Padre Cícero.

"A identidade do cearense é complexa, com influências não só dos povos que colonizaram o Brasil, como Parsifal Barroso fala, como do judeu e do cigano, mas foi se adaptando". Para o reitor da UFC, Henry Campos, o concurso reforça o papel da academia na produção de conhecimento. Os vencedores receberam R$18 mil de premiação total em dinheiro, além de notebook, tablet e smartphone.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.