Fiéis celebram Nossa Senhora de Fátima

Festa católica contou com cerca de150 mil pessoas durante todo o dia, segundo estimou a organização do evento

Escrito por Levi de Freitas - Repórter ,

Fiéis católicos de todo o mundo celebraram, ontem (13), os 101 anos da devoção à Nossa Senhora de Fátima. Em Fortaleza, o Santuário na Avenida 13 de Maio, que homenageia a santa aparecida em Portugal em 1917, recebeu milhares de devotos em busca de graças ou agradecendo por bênçãos recebidas. A expectativa é de que aproximadamente 150 mil pessoas tenham passado pela igreja neste domingo.

De acordo com o pároco do Santuário, padre Ivan de Souza, o tema da festa deste ano foi "O Senhor fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome", com referência bíblica à passagem retirada do Evangelho de Lucas.

Desde o início da manhã, o templo ficou pequeno para o tamanho da fé e a quantidade de peregrinos que queriam celebrar a crença centenária.

As missas tiveram início às 5h. Ao todo, foram dez celebrações durante o dia, que encerrou o novenário realizado em homenagem à Maria. Quem não conseguiu um lugar dentro da igreja, participou das missas do lado de fora. Os tradicionais vendedores ambulantes ocuparam a praça defronte à igreja com terços, imagens e outros artigos religiosos.

Para garantir a segurança dos devotos, um efetivo especial de agentes foi designado para atuar nos arredores do templo católico. Policiais civis e militares atuaram, contando ainda com o apoio aéreo de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também atuaram, com desvios no trânsito e orientando os motoristas que passavam pela região.

Procissão

Às 21h, ocorreu a última missa, esta, campal. Os fiéis marcharam, em procissão, desde a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, no Centro, até o Santuário. Cerca de 50 mil pessoas acompanharam a chegada da imagem, conforme a organização.

a
Desde as primeiras horas do dia, o Santuário ficou pequeno para a quantidade de devotos que foram render homenagens a Nossa Senhora Foto: José Leomar

Muita música, orações e um show pirotécnico receberam a procissão, que era aguardada para às 20h, mas atrasou e chegou ao Santuário somente por volta das 20h40.

Dia das Mães

A festa de Nossa Senhora de Fátima, que neste ano coincidiu com o Dia das Mães, se tornou ainda mais especial para muitos dos "filhos" de Maria.

A aposentada Marta Uchôa Cavalcante, 68, não escondia o sorriso. Ela, mãe e avó, estava acompanhada dos dois filhos na calçada do Santuário. Chegou cedo, para esperar a chegada da imagem e a última celebração do dia. Um dos filhos dela, participou da procissão. A outra, a estudante Carla Lina Uchôa Cavalcante, 37, estava com o marido e o filho, neto de Marta, fazendo companhia à matriarca.

"Maria é amor. Todo dia 13 eu venho à missa. É muito gratificante o sentimento de ser filha de Maria. O maior exemplo dela é a bondade e a fidelidade a Deus. Minha maior graça é ter meus filhos e netos com saúde", disse a aposentada.

a
Tradicionais ambulantes ofereciam diversos produtos e artigos religiosos, além de lembranças para presentear as mães, por seu dia Foto: José Leomar 

Carla Lina disse que herdou da mãe a devoção à Maria. "Há muitos anos acompanho a procissão. Hoje vim com meu filho, decidi apenas esperar a chegada. Mas sempre, desde pequena, minha mãe me trazia para a missa. A fé passa de geração a geração", afirmou.

O supervisor de empresa Thiago Lopes, 30, e a esposa, a analista financeira Simone Rodrigues, 34, também participaram da festa. Com eles, os filhos, de 4 anos e 1 ano e sete meses. Thiago também trouxe do berço o amor por Maria. "Minha mãe é muito devota e passou tudo para mim. Sempre venho ao Santuário, nos dias 13", contou.

Para Simone, a mãe de Jesus é exemplo de maternidade. "Pela humildade e o amor incondicional aos filhos que ela transmite. O sentimento de não desistir, ser o pilar. Nada substitui o que uma mãe é capaz de fazer por um filho", disse.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.