Estação de Trem de Caucaia faz 100 anos

A estrada de ferro começou a ser construída em 1910 e somente em 1917 chegou em Caucaia

Escrito por Redação ,
Legenda: A estação centenária foi inaugurada pelo então prefeito Fausto Dário Sales. Foi batizada de Estação Soure, antigo nome de Caucaia
Foto: Foto: Saulo Roberto

"100 anos de estação, 100 anos sertão e praia, 100 anos com a saudade, 100 anos no coração", foram as palavras enunciadas pela representante da Academia de Letras e Artes de Caucaia e ex-prefeita da cidade, Iara Guerra, na ocasião do centenário da Estação de Trem de Caucaia. A estação, inaugurada em 12 de outubro de 1917, teve cerimônia de comemoração celebrada nesta semana com inauguração da placa registrando a data histórica. Transportando em média 26 mil passageiros por mês, a estação é ainda hoje um dos principais meios de transporte entre o município de Caucaia e Fortaleza, tendo também importância histórica para o transporte ferroviário do Ceará.

A estação centenária foi inaugurada pelo então prefeito Fausto Dário Sales. Batizada de estação Soure - antigo nome de Caucaia -, o equipamento foi criado com o intuito de interligar as duas principais ferrovias do Ceará, a Estrada de Ferro de Baturité e a Estrada de Ferro de Sobral. Segundo o pesquisador da Rede Ferroviária do Ceará e autor do livro "Memórias que o tempo não apaga", que conta a história da Estrada de Ferro da Zona Norte, explica que a estação, que compunha a antiga Linha Norte, era usada como principal meio de transporte de Caucaia para Fortaleza. "A estrada de ferro começou a ser construída em 1910 e somente em 1917 chegou à Marituba, no município de Caucaia", conta o pesquisador.

A estrada, antes usada para o transporte de carga e de pessoas pela antiga máquina "Maria-Fumaça" hoje faz parte da Linha Oeste do Metrofor, onde agora funciona o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). A estação é a única que preserva a estrutura arquitetônica original do século XX. A celebração dos 100 anos de inauguração foi marcada pela rememoração da importância para os caucaienses, que ainda hoje têm o trem como um dos principais meios de transporte intermunicipais.

Celebração

Na época de sua inauguração, a estação foi benzida pelo então vigário da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres. O ato foi repetido, na celebração do centenário, por Padre Tula.

Os passageiros de Caucaia e também de Fortaleza refletem que o trem é uma forma segura e, principalmente, rápida de trafegar entre o município e a capital. A aposentada Francisca Moreira, de 76 anos, conta que sempre usou o trem para ir "ao Centro", se referindo a Fortaleza. Acompanhada da neta, Wanessa Moreira (18), a aposentada conta que prefere o trem por ele ser mais rápido e seguro. Wanessa, que estuda em Fortaleza, usa o trem todos os dias para chegar à escola também devido à sua rapidez e conforto. Assim como para Francisca, o trem faz parte da rotina do construtor civil José Arlindo há 43 anos. Morador do bairro Araturi, a comodidade do transporte é um dos fatores que o faz preferir o trem aos ônibus: "Moro aqui no Araturi. O trem é rápido, confortável e seguro".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.