Dia de Nossa Senhora não é feriado

Escrito por Redação ,
Muitos fortalezenses ainda têm dúvida se hoje é ou não feriado na cidade. Não é. Até 2003, o dia 8 de dezembro, quando se dedica a data à Nossa Senhora Imaculada Conceição, era feriado na capital cearense. Entretanto, desde o ano passado esse dia não é mais considerado feriado.

Portanto, é normal, hoje, o funcionamento de escolas, universidades, estabelecimentos comerciais, repartições públicas, bancos. A confusão de datas acontece porque, na gestão municipal passada, o então prefeito Juraci Magalhães sancionou, em 9 de dezembro de 2003, a Lei Municipal Nº 8.796, que decreta o dia 15 de agosto como feriado fixo e dedicado à Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza. Desde então, o feriado que seria dia 8 de dezembro passou a ser desconsiderado.

Para o pároco da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará, Gabriel Brilhante Holanda, a data destinada à homenagem à santa perdeu com o fim do feriado. “Esse ano, sabemos que o número de fiéis presentes nas celebração vai ser bem menor, porque as pessoas trabalham e não vão chegar a tempo”, reclama.

Já o padre da Igreja Imaculada Conceição, no Bairro João XXIII, Flávio Lima, afirma que apenas hoje vai poder analisar se o cancelamento do feriado vai diminuir a freqüência na igreja durante o Dia de Nossa Senhora da Conceição. “Nos anos anteriores, a data caiu num fim de semana. Por isso, não notamos nada diferente. Esse ano, a a data cai na semana, então vamos poder ver se vai alterar alguma coisa”, diz.

O pároco do João XXIII atrasou o horário da procissão realizada, no dia de hoje, para que para que os fiéis que trabalham possam participar. “A procissão sairá da praça matriz (do João XXIII), às 18 horas, e passará por algumas ruas do bairro. Logo após, será celebrada uma missa campal”, adianta.

No Conjunto Ceará, a procissão também tem início às 18 horas, com realização de missa campal às 19 horas.

HISTÓRIA — O Dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX, cercado de 53 cardeais e mais de 50 mil romeiros vindos de todas as partes do mundo, no dia 8 de dezembro de 1854.

Passados apenas três anos dessa solene proclamação, em 11 de agosto de 1858, Nossa Senhora apareceu milagrosamente 15 dias seguidos, perto da pequena cidade de Lourdes, na França, a menina Bernadete, de 13 anos de idade.

No dia 25 de março, a menina suplicou que lhe revelasse seu nome. Após três pedidos seguidos, Nossa Senhora lhe respondeu: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

SERVIÇO: O Alô Redação funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas pelo telefone: (85) 3261.5050 ou e-mail: aloredacao@diariodonordeste.com.br.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.