Dia D mobilizará todos os municípios contra o vírus da gripe

Escrito por Redação ,

Um dia de mobilização nacional contra o vírus da gripe. No Ceará, o Dia D de vacinação contra a influenza mobilizará todos os municípios do Estado e recebeu na noite desta quinta (10) o sexto lote para reforço dos estoques no dia de mobilização. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a meta de vacinação na Capital é imunizar 90% do público-alvo, que envolve 630 mil pessoas. O sétimo e último lote, para completar a imunização dessa parcela, chega na próxima semana. Para quem está fora, a alternativa ainda é a compra de doses em clínicas particulares.

Segundo o monitoramento do Ministério da Saúde, até a manhã desta quinta (10), 45% do público alvo da campanha já foi vacinado, e a porcentagem continua crescendo. Cerca de 770 mil doses já foram aplicadas, 283.844 só em Fortaleza. O número corresponde a 1/3 do montante de todo o Estado. Segundo a Sesa, já foram distribuídas 1 milhão e 500 mil doses no Ceará e, na noite desta quinta, o sexto lote reforça os estoques com mais 300 mil. A população de risco, que precisa ser vacinada, é de 1,9 milhão de pessoas.

LEIA MAIS
> Ceará tem 138 casos e 26 óbitos por influenza
> Confira postos de saúde que vão abrir para vacinar contra H1N1 em Fortaleza, neste sábado (12)

Em Fortaleza, todos os postos de saúde estarão abertos para atender à população, assim como os principais centros de imunização de todas as cidades do Interior. Segundo a Secretaria de Saúde do Município (SMS), postos volantes também serão instalados em pontos estratégicos e de grande fluxo de pessoas para melhor atender à demanda. "O Ceará todo vai trabalhar amanhã. Cada município foi orientado a elaborar um plano de trabalho identificando as estratégias para trabalhar no Dia D, que é o que a gente espera mais pessoas indo buscar a vacina", explicou a coordenadora estadual de imunização, Ana Vilma Leite.

O Dia D é uma ação que busca agilizar o processo de vacinação dos grupos de risco, mas a campanha de imunização continua acontecendo até o dia 1 de junho. Segundo a coordenadora, as projeções são promissoras, "a procura continua grande. As pessoas querem tomar a vacina, o que não acontecia em anos anteriores. A expectativa é que a gente consiga cumprir a meta antes mesmo do dia 1º de junho, porque a gente está vendo a procura muito grande. À medida que a vacina chega, a população vai buscar. Se continuar assim, o Ceara vai alcançar o resultado muito rápido. Ele já é o melhor em resultado no Nordeste e o terceiro do Brasil".

Metas

A campanha de vacinação teve início em 23 de abril e, de acordo com Ana Vilma, o efeito das vacinas começa a ser percebido agora. "Com mais de 15 dias é que a vacina vai estar surtindo efeito e a expectativa agora é que observemos redução de casos, redução de óbitos e redução da circulação do vírus no nosso Estado", explica a coordenadora.

Segundo ela, cuidados simples ainda são essenciais para evitar o contágio. "Temos que manter nossos cuidados básicos, como lavar as mãos, não passá-las em portas de entrada do vírus, como boca, olhos e nariz, manter os ambientes ventilados e arejados e evitar ficar perto de pessoas doentes são formas de evitar a doença", pontua.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.