Caucaia terá o primeiro museu cigano do País

Escrito por Redação ,

A Associação de Preservação da Cultura Cigana de Caucaia (Aspreccc), conforme o presidente da entidade, o calon Rogério Ribeiro, recebeu do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) a cessão do imóvel onde funcionava a estação Ferroviária de Catuana. No local, será construído o primeiro Museu Cigano do Brasil.

"Foi uma conquista importantíssima para os ciganos cearenses de uma forma geral. Estivemos participando na semana passada da 4ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial, em Brasília, e recebemos das mãos do coordenador geral de Patrimônio Ferroviário do Dnit o documento de cessão do uso do prédio da RFFSA", conta Rogério Ribeiro.

Projeto

No último fim de semana, Rogério esteve reunido com um técnico de Edificações para fazer a avaliação do imóvel. Vamos preparar um projeto para buscar recursos junto à Prefeitura de Caucaia e ao Governo do Estado.

O primeiro Museu Cigano do País terá sala para a colocação de utensílios da cultura cigana, além espaços para videoconferência, informática, biblioteca, música e dança cigana. A estação de Catuana foi inaugurada em 1926.

O prédio da RFFSA está abandonado há 38 anos. "Era inadmissível um imóvel da União servindo de abrigo para bandido durante quase quatro décadas. Vamos revitalizar esse espaço com várias parcerias, incluindo o Iphan. Será um marco para os ciganos, para o Estado do Ceará. Vai atrair muitos turistas e dar uma grande magnitude na área cultural ", avalia o cigano calon Rogério Ribeiro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.